Autobiográfico como gesto (do presente e do Outro?) – selfies, performances e artifício em Pacific, Doméstica e Uma passagem para Mário
Resumo
A partir dos filmes pernambucanos Pacific (2011), de Marcelo Pedroso, Doméstica (2011), de Gabriel Mascaro, e Uma passagem para Mário (2014), de Eric Laurence, e de conceitos como autobiografia e autoria, este artigo reflete sobre representações de si no documentário, atravessando relações com imagens amadoras, reality shows etc. e as nuances de artifício e “real” na publicação de narrativas de si. Palavras-chave: documentário; autobiografia; autoria; Doméstica; Uma passagem para Mário; Pacific.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.