Revisitar para Revirar: três atos de recriação transgressora em Histórias que nosso cinema (não) contava, de Fernanda Pessoa

Autores

Palavras-chave:

cinema documentário, cinema brasileiro contemporâneo, cinema de apropriação, Pornochanchada, profanação

Resumo

Este artigo busca analisar o filme Histórias que nosso cinema (não) contava
(2017), de Fernanda Pessoa, a partir de uma crítica dividida em três atos. Na esteira do desenvolvimento desses atos, arriscaremos situar Histórias... como um vetor de força expurgadora de repetições de ordem transgressora, provocador de um “cinema de profanação”, para além do termo geral “cinema de apropriação”.

Biografia Autor

Ciro Lubliner, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo

Pós-doutorando. Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas. 05508-010. São Paulo, Brasil. E-mail: ciro.lubliner@gmail.com.

Referências

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Filmografia

História(s) do cinema (1989-1999), de Jean-Luc Godard.

Histórias que nosso cinema (não) contava (2017), de Fernanda Pessoa.

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Publicado

2021-03-29