Portuguese women film directors and the environment: Margarida Cardoso’s Atlas

Autores

  • Patricia Vieira

Palavras-chave:

cinema feminino, ecocinema, Margarida Cardoso

Resumo

Este artigo discute o cinema português realizado por mulheres. A primeira seção analisa o conceito de cinema feminino à luz de condicionantes sociais e económicas e da teoria de autor. A segunda secção centra-se na representação da natureza como um ponto de entrada para uma análise do cinema realizado por mulheres portuguesas. O artigo interpreta o documentário de curta-metragem Atlas (2013), de Margarida Cardoso como um estudo de caso para o uso do meio ambiente no cinema
de mulheres portuguesas. Esta obra tece um comentário sobre questões de gênero, modificando subtilmente a tradição de vincular a mulher à natureza na cultura ocidental.

Referências

Bereton, P. (2016). Environmental Ethics and Film. London and New York: Routledge.

Bozac, N. (2012). The Cinematic Footprint: Lights, Camera, Natural Resources. New Brunswick, NJ and London: Rutgers University Press.

Butler, A. (2002). Women’s Cinema: The Contested Screen. London and New York: Wallflower.

Cixous, H. (1976). The Laugh of the Medusa. Signs: Journal of Women in Culture and Society, 1(4): 875-893, Summer.

Humm, M. (1997). Feminism and Film. Edinburgh, UK and Bloomington, IN: Edinburgh University Press and Indiana University Press.

Johnston, C. (2000). Women’s Cinema as Counter-Cinema E. In A. Kaplan (ed.), Feminism and Film (pp. 22-33). Oxford: Oxford University Press.

Mulvey, L. (1999). Visual Pleasure and Narrative Cinema. L. Braudy & C. Marshall (eds.), Film Theory and Criticism: Introductory Readings (pp. 833-844). New York: Oxford UP.

Quart, B. (1988). Women Directors: The Emergence of a New Cinema. New York, Westport, CT and London: Praeger.

Redding, J. & Brownworth, V. (1997). Film Fatales: Independent Women Directors. Seattle: Seal Press.

Tasker, Y. (2010). Vision and Visibility: Women Filmmakers, Contemporary Authorship and Feminist Film Studies. In V. Callahan (ed.), Reclaiming the Archive: Feminism and Film History (pp. 213-230). Detroit: Wayne State University Press.

Vieira, P. (2013). Portuguese Film 1930-1960: The Staging of the New State Regime. London: Bloomsbury.

Filmography

Máscaras (1976), by Noémia Delgado.

Transe (2006), by Teresa Villaverde.

Downloads

Publicado

2020-09-23