Marker, Varda e a Revolução Cubana: associações surrealistas, o trabalho com clichês e o exotismo

Luiza Alvim

Resumo


Os cineastas europeus Chris Marker e AgnèsVarda, convidados pelo ICAIC, realizaram os documentários Cuba si (1961 – 1963) e Salut les cubains (1963), nos quais observamos associações surrealistas no comentário over e nas relações deste e outros sons com as imagens, com amplo uso de ironia no trabalho com os clichês. No entanto, discutimos até que ponto esses filmes não acabariam resvalando um exotismo, especialmente quanto à presença da música e da dança.

Palavras-chave


Cuban Revolution, Chris Marker, Agnès Varda, surrealism, exoticism, music

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Referências


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Filmografia

À bientôt, j´espère (1968), de Chris Marker.

As estátuas também morrem (Les statues meurent aussi, 1953), de Chris Marker e Alain Resnais.

Buena Vista Social Club (1999), de Wim Wenders.

Cléo das 5 à 7 (1962), de AgnèsVarda.

Cuba baila (1960), de García Espinosa.

Cuba sí! (1961-1963), de Chris Marker.

Description d’un combat (Descrição de um combate, 1960), de Chris Marker.

Dimanche à Pekin (1956), de Chris Marker.

Django Reinhardt (1959) de Paul Paviot.

Du côté de la Côte (1958), de Agnès Varda.

La bataille des dix millions (A batalha dos dez milhões, 1970).

La Jetée (1962), de Chris Marker.

La mer et les jours (1958), de Raymond Vogel e Alain Kaminker.

La Pointe Courte (1954), de Agnès Varda.

Le joli Mai (1963), de Chris Marker.

Le mystère de l´atelier quinze (1957) de Alain Resnais.

Le siècle a soif (1959), de Raymond Vogel.

Lettre de Sibérie (Carta da Sibéria, 1958), de Chris Marker.

Loin du Vietnam (Longe do Vietnã, 1968), de Chris Marker e outros.

L’Opéra-mouffe (1958), de Agnès Varda.

Nuit et brouillard (Noite e neblina, 1955), de Alain Resnais e Chris Marker.

Olympia 52 (1952), de Chris Marker.

O mistério Koumiko (1965), de Chris Marker.

On vous parle de... (1969-1973, série com vários curtas-metragens), de Chris Marker.

O saisons, ô châteaux (1957), de Agnès Varda.

Robin Hood (1922), de Allan Dwan.

Salut, les cubains! (1963), de Agnès Varda.

Sans soleil (1983), de Chris Marker.

Si j’avais quatre dromadaires (Se eu tivesse quatro dromedários, 1966), de Chris Marker.


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