Internacionalismo e Mimeses – Política na edição 291 do Noticiero ICAIC Latinoamericano

Glauber Lacerda

Resumo


Analisamos, no presente artigo, como a voz de Fidel Castro é inscrita na edição 291 do Noticiero ICAIC Latinoamericano (NIL), a fim de se gerar o engajamento do público com os ideais internacionalistas defendidos pela Revolução Cubana. Neste número, o cinejornal cobriu o encerramento da Conferência de Solidariedade com os povos de Ásia, África e América Latina, realizada em Havana em janeiro de 1966.


Palavras-chave


Noticiero ICAIC Latinoamericano, Internacionalismo, Fidel Castro, Estudos de Som, voz

Texto Completo:

PDF

Referências


Arribas, E. (2012). Santiago Álvarez: el documental de urgência. Dissertação de Mestrado em Documentação Audiovisual, Universidad Carlos III de Madrid, Madrid.

Álvarez, M (2012). El noticiero y sus voces. Havana: Ediciones La Memoria.

Barcia, M. (2009). ’Locking horns with the Northern Empire’: anti-American imperialism at the Tricontinental Conference of 1966 in Havana. Journal of Transatlantic Studies, 7(3): 208-217, (n. September 2013): 37-41.

Beskow, C. (2016). O documentário no Nuevo Cine Latinoamericano: olhares e vozes de Geraldo Sarno (Brasil), Raymundo Gleyzer (Argentina) e Santiago Álvarez (Cuba). Tese de Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais - Universidade de São Paulo, São Paulo.

Chanan, M. (2004). Cuban cinema. Minneapolis; London: Univ. of Minnesota.

Chion, M. (s.d.). The voice in cinema (1999). New York, NY: Columbia University Press.

Chion, M. (2006). Glossarie. Disponível em: www.lampe-tempete.fr/ChionGlossaire.html.

Chion, M. (2009). Film, a sound art. New York: Columbia University Press.

Chion, M. (2011). A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia.

Chomski, A. (2015). História da Revolução Cubana. São Paulo: Veneta.

Del Valle Dávila, I. (2014). Cámaras en trance: El Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental [versão Kindle]. Editorial Cuarto Próprio: Santiago (Chile).

Fraga, J. (1990). Cuba’s Latin America Newsreel: Cinematic Language and Political. In J. Burton, The social documentary in Latin America. [S.l.]: Pittsburgh: Univ. of Pittsburgh.

Gaines, J. (1999). Political mimesis. In J. Gaines & M. Renov (eds.), Collecting visible evidence (pp. 84-102). Minneapolis : University of Minnesota Press.

Jaeckle, J. (2013). Introduction: a brief primer for film dialogue study. In J. Jaeckle (org.), Film Dialogue (pp. 1-18). Londres: Wallower Press.

Mahler, A. (2018). From the Tricontinental to the Global South – Race, Radicalism, and Transnational Solidarity. Nova York: Duke University Press.

Paranaguá, P. (2003). Cine documental en América Latina. Madrid: Cátedra.

Pasqualino, B. (2016). A Radio Rebelde como arma de guerrilha na Revolução Cubana. Dissertação de Mestrado em Sociologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP).

Prioste, M. (2014). O Documentário de Santiago Álvarez na construção de uma épica revolucionária. Tese de Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Labaki, A. (org.) (2015). A verdade de cada um. São Paulo: Cosac Naify.

Labaki, A. (1994). Olho da revolução: o cinema-urgente de Santiago Álvarez. São Paulo: Iluminuras.

Sánchez, M. (1999). La historia filmada: los noticiarios cinematográficos como fuente histórica - Una propuesta metodológica. Film-Historia, IX(1): 17-33.

Villaça, M. (2010). Cinema Cubano: Revolução e Política Cultural. São Paulo: Alameda.

Filmografia

Abril de Vietnam en el año del gato (1975), de Santiago Álvarez.

Candelaria (2017), de Jhonny Hendriz Hinestroza.

De América soy hijo...y a ella me debo (1972), de Santiago Álvarez.

Despegue a las 18h (1969), de Santiago Álvarez.

Maputo Meridiano Novo (1976), de Santiago Álvarez.

Memórias do Desenvolvimento (2010), de Miguel Coyula.

Noticiero ICAIC Latinoamericano ed. 291 (1966), de Santiago Álvarez.

Noticiero ICAIC Latinoamericano ed. 282 (1965), de Santiago Álvarez.

Now! (1965), de Santiago Álvarez.

Potemkin (1929), de Santiago Álvarez.

Sérgio e Sergei (2017), de Ernesto Daranas.


Apontadores

  • Não há apontadores.



Este trabalho está licenciado com uma Licença  Licença Creative Commons
 

 
Sites de interesse | Sitios de interés | Sites d'intérêt | Sites of interest: