Escritas do Silêncio em El Sol del Membrillo (Víctor Erice; 1992)

Rafael Tassi Teixeira

Resumo


O artigo procura produzir uma leitura da obra fílmica e, ao mesmo tempo,
problematizar as constantes relações entre o espaço subjetivo, a questão da autoria e os processos de individuação no documentário de Erice, utilizando como metodologia principal a análise dos processos artísticos relacionados à experiência de criação (cinema e pintura).


Palavras-chave


documentário; pintura e cinema; biografia e cinema

Texto Completo:

PDF

Referências


Arfuch, L. (2013). Memoria y Autobiografía. México: Fondo de Cultura Económica.

Arocena, C. (1996). Víctor Erice. Madrid: Cátedra.

Avellar, J. (2017). Le cinéma, c’est ce qui ne se voit pas. Revue Cinémas d’Amérique latine, (25). Caliwood et cinéma colombien.

Berger, J. (1972). Ways of Seeing. London: Penguin Classics.

Comolli, J.-L. (2006). A Última Dança: como ser espectador de “Memory of the Camps”. Devires, jan/dez, 3(1): 8-45. Belo Horizonte.

Comolli, J.-L. (2014). El Dispositivo Cinematográfico y la Redistribución de lo Visible: Entrevista con Jean-Louis Comolli. Cine Documental, (9): 118-133. Buenos Aires.

Deleuze, G. (1987). La imagen-tiempo. Barcelona: Paidós.

Didi-Huberman, G. (2010). Remontages du Temps Subi: L´Oeil de l´histoire. Paris: Editions de Minuit.

Erice, V. (1992, maio 12). Entrevista con Víctor Erice. El Mundo. Madrid.

Lajarte, T. (1993). Cherchez les Fruits. Cahiers du Cinéma (467), maio. Paris.

López, A. (1992, maio). Entrevista. El País. Madrid.

Losilla, C. (2016). Comentario cerca de ‘Fasmas: Ensayos sobre la Aparición 1’. Caimán Cuadernos de Cine, enero, (45): 80. Madrid.

Nagy, M. (2003). Questões Filosóficas na Psicologia de C. G. Jung. São Paulo: Vozes.

Penafria, M.; Vilão, H. & Ramiro, T. (2016). Ato de Criação Cinematográfica e a ‘Teoria dos Cineastas’. In M. Penafria, E. Baggio, A. Graça & D. Araujo (eds.), Teoria dos Cineastas: Propostas para a Teoria do Cinema, vol. 2.

Rancière, J. (2010). A Ficção Documental: Marker e a Ficção da Memória. Revista Arte e Ensaios, dez., (21). PPGAV/EBA/UFRJ.

Soler, L. (2002). Los Hilos Secretos de mis Documentarios. Editorial CIMS.

Watt, I. (1999). Mitos del Individualismo Moderno. Madrid: Akal.

Wolff, J. (1997). La Producción Social del Arte. Madrid: Istmo.


Apontadores

  • Não há apontadores.



Este trabalho está licenciado com uma Licença  Licença Creative Commons
 

 
Sites de interesse | Sitios de interés | Sites d'intérêt | Sites of interest: