Da lágrima à resistência: o clamor ético das vítimas e a potência política do rosto exposto como imagem

Autores

  • Frederico Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Lessa Filho Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE)

Palavras-chave:

rosto, vida precária, ética, ditadura militar brasileira, mugshots

Resumo

O presente artigo resulta de uma tentativa de aproximar e refletir sobre alguns conceitos do pensamento de Lévinas, Butler e Barthes para uma visada política das imagens, especialmente daquelas que expõem rostos e corpos vitimados por violências. Para tanto, nos debruçamos sobre uma perspectiva ética da análise de retratos, considerando a potência política que o revisitar do sofrimento das vítimas da ditadura civil-militar brasileira podem espicaçar em nós. O filme documental Retratos de identificação nos fornece dois mugshots dos rostos de Chael Charles Schreier e Maria Auxiliadora Lara Barcelos, a Dora, duas jovens vítimas daquele regime exceção. Ao elegermos esses dois registros fotográficos, expusemo-los à reflexão desenvolvida pelos referidos filósofos, para que pudéssemos como se compreender as dimensões política e ética das imagens desses dois rostos violados, contudo inescapáveis.

Biografias Autor

Frederico Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor pelo PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais

Ricardo Lessa Filho, Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE)

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Publicado

2019-03-29

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