Martin Scorsese Biopics: visual memory for the future

Denize Correa Araujo, Cynthia Schneider

Resumo


O objetivo deste texto é analisar três biopics de Martin Scorsese, questionando se podem funcionar como fonte de memória visual/testemunho para o futuro, mesmo que a subjetividade interfira na montagem de documentários sobre Cinema e Teatro, Literatura e Música. Em relação ao tom e construção dos biopics, os nomeamos como “selfie-biopic”, “accomplice-biopic” e “tribute-biopic”. O corpus principal deste estudo inclui documentários em três mídias: um “cúmplice-biopic” sobre o diretor de cinema e teatro Elia Kazan, Uma carta para Elia (2010); um “selfiebiopic”, Public speaking (2010), sobre o escritor Fran Lebowitz; e uma “biografia de tributo” sobre a música, George Harrison vivendo no mundo material (2011), retratando o guitarrista dos Beatles. O referencial teórico inclui os conceitos de memória subjetiva de Beatriz Sarlo e o estudo de intertextos de Julia Kristeva. Os conceitos de Bill Nichols e Fernão Ramos são relevantes para a definição de documentários modernos, bem como a história do documentário de Deane Williams.


Palavras-chave


documentary, subjectivity, visual memory, selfie-biopic, accomplicebiopic, tribute-biopic

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Referências


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Filmography

A letter to Elia (2010), Martin Scorsese.

Amy (2015), de Asif Kapadia.

George Harrison: living in the material world (2011), de Martin Scorsese.

Grace of Monaco (2014), de Olivier Dahan.

Public Speaking (2010), de Martin Scorsese.

Steve Jobs (2015), de Danny Boyle.

The Social Network (2010), de David Fincher.


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