Traços ensaísticos na construção da narrativa fílmica

Eduardo Paschoal de Sousa

Resumo


O presente artigo discute o filme-ensaio e o ensaístico como método de construção fílmica, presente mais diretamente no documentário Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, e de forma subjetiva no longa Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), dos mesmos diretores. Indaga, também, como essa construção tende a um entremeio narrativo, na junção de várias camadas e territórios do cinema.

Palavras-chave


filme-ensaio; cinema brasileiro; entremeio narrativo; hibridismos

Texto Completo:

PDF

Referências


Referências bibliográficas

BERNARDET, J.C. (2004). A migração das imagens. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). Documentário no Brasil - Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial.

______________. (2010). Entrevista Marcelo Gomes e Karim Ainouz. Disponível em: . Acesso em 03 de abril de 2016.

BLÜMLINGER, C. (2013). Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck.

CORRIGAN, T. (2015). O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Maker. Campinas: Papirus.

LÓPEZ, A. W. (2015). “Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio”. In: TEIXEIRA, F. E (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

MACHADO, A. (2003). “O filme-ensaio”. In: Revista Concinnitas. Ano 4, v. 5.

NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas: Papirus.

PAPAZIAN, E.; EADES, C. (2016). The essay film: dialogue, politica, utopia. Londres: Wallflower Press.

RASCAROLI, L. (2009). The personal camera: subjective cinema and the essay film. Londres: Wallflower Press.

STAM, R. (2015). “Do filme-ensaio ao mockumentary”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

XAVIER, I. (2015). “A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

Filmografia

Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.


Apontadores

  • Não há apontadores.



Este trabalho está licenciado com uma Licença  Licença Creative Commons
 

 
Sites de interesse | Sitios de interés | Sites d'intérêt | Sites of interest: