Shoah de Claude Lanzmann: entre a memória da dor e a radicalidade da morte nos campos nazistas

Autores

Palavras-chave:

Shoah, Memória da dor, Radicalidade da morte, Sobrevivência, Nazismo

Resumo

A partir do filme Shoah, o artigo se propõe a analisar as imagens que evocam uma memória da dor nos sobreviventes que dão seus testemunhos no filme de Claude Lanzmann. E concomitante a esta memória da dor, o presente texto se debruça na compreensão de uma certa abjeção ao arquivo postulada por Lanzmann e outros pensadores franceses, assim como também busca radiografar a radicalidade da morte presentificada nos campos nazistas – esta radicalidade ao mesmo tempo absoluta e irrepetível.

Biografia Autor

Ricardo Lessa Filho, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre pela mesma Universidade com a dissertação "Entre imagens e sobrevivências: notas sobre Noite e neblina e Shoah". Co-fundador do site dedicado ao pensamento sobre cinema, o Filmologia. Pesquisador da história do cinema e das imagens do século XX - este ao mesmo tempo o século do cinema e o século das catástrofes.

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Publicado

2018-09-28

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