O processo de humanização e uma sociedade instrumentalizada

Josuel Stenio da Paixão Ribeiro Paixão, Anie Caroline Gonçalves Paixão Carol

Resumo


Trata-se de uma análise crítica sobre o filme de longa metragem de animação Wall-E. Buscamos demonstrar como ocorre o processo de humanização, que neste caso “acontece” com os robôs, assim como, também procuramos apresentar o processo de instrumentalização e coisificação do homem. 


Referências


ADORNO, T.W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Trad. de Luiz Eduardo Bicca. São Paulo: Ática, 1993.

________. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T.W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 119-138.

ANDRADE, C. D. A paixão medida (1980). 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 77-78.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la Acción Comunicativa. Madrid: Taurus, 1992, v. I e II.

________. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução: Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000.

LIMA, E. S. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano / [Elvira Souza Lima] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

LOCKE, J. Second Treatise of Civil Government [1690]. Tradução de E. Jacy Monteiro: Segundo Tratado sobre o Governo - Ensaio Relativo à Verdadeira Origem, Extensão e Objetivo do Governo Civil, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978, pp. 33-131.

K. Marx, Manuscrits parisiens [1844], in K. Marx, Oeuvres - Economie II, p. 63; tradução de Viktor von Ehrenreich, in K. Marx, F. Engels, História, Coleção Grandes Cientistas Sociais, 1989. vol. 36.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

SANTANA, M. S. R. A categoria de atividade e o desenvolvimento do pensamento, segundo a abordagem histórico-cultural. Marília: UNESP, Programa de pós-graduação em educação, 2008.


Apontadores

  • Não há apontadores.


 

Este trabalho está licenciado com uma Licença  Licença Creative Commons
 
 
 

 
Sites de interesse | Sitios de interés | Sites d'intérêt | Sites of interest: