A narrativa ficcional dos documentários do DOCTV: uma análise fílmica de Vilas volantes, O verbo contra o vento; Uma encruzilhada aprazível e Linhas de organdi

Glauber Santos Paiva Filho

Resumo


Esta dissertação investiga o universo do Cinema e os elementos que cons- tituem as narrativas dos documentários e da ficção. Destaca-se as fronteiras estéticas e conceituais entre o gêneros e suas convergências no Cinema con- temporâneo, principalmente por meio das tecnologias digitais e da experiência dos realizadores.

Nesse contexto recorta-se a investigação para a análise fílmica de três do- cumentários do DOCTV, que fazem parte do Programa de Fomento à Teledi- fusão do Documentário Brasileiro realizado pelo Governo do Brasil nos anos de 2003 à 2007. A crítica de Vilas volantes; O verbo contra o vento; Uma en- cruzilhada aprazível e Linhas de organdi expõe de que maneira os relatos dos depoentes e as “vontades” constroem imagens e narrativas ficcionais? Assim, para o objetivo da investigação, adentra-se nos conhecimentos dos campos do Cinema, das narrativas, da oralidade e da etnografia. 


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.