Severinas, clandestinas e as outras brasileiras: Uma breve análise sobre o discurso documental feminino sobre o aborto

Autores

Palavras-chave:

discurso, feminismo, aborto, vozes, estratégias, documentário.

Resumo

O presente artigo propõe uma análise do discurso documental feminino
a partir de filmes brasileiros que tratam sobre o tema do aborto. Tal recorte busca uma problematização de algumas estratégias e argumentos considerando que sejam definidores de um espaço ético e político no sentido de que evidenciam as vozes que se propõem a dar voz a um sujeito histórico (a mulher) a quem representam – as documentaristas – por meio de modos muito específicos.

Biografia Autor

Ana Paula Penkala, Universidade Federal de Pelotas.

Professora adjunta dos cursos de Cinema e de Design da Universidade Federal de Pelotas; Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS) e Mestre em Ciências da Comunicação (UNISINOS); Bacharel em Jornalismo (UCPel).
Pesquisadora de linguagens visuais e estudos de cultura no design e no audiovisual; estudos feministas; cibercultura.

Referências

Beauvoir, S. de. (2009) O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Lauzen, M. (2017) Women in Independent Film, 2016–17. Center for the Study of Women in Television & Film. Disponível em: http://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2017/05/2016-17_Women_in_Independent_Film_Report.pdf

Lins, M. & Mesquita, C. (2008) Filmar o real. Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Mulvey, L. (1989) Visual Pleasure and Narrative Cinema. In Mulvey L. Visual and Other Pleasures. Language, Discourse, Society. (pp. 14-26) Londres: Palgrave Macmillan.

Nichols, B. (2005) Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus.

Penafria, M. (2005) O filme documentário em debate: John Grierson e o movimento documentarista britânico. Estética e Tecnologia da Imagem, v.1, 185-195. Lisboa. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/penafria-manuela-filme-documentario-debate.pdf.

Perrot, M. (2017) Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto.

Ramos, F. P. (2005) A cicatriz da tomada: documentário, ética e imagem-intensa. In F. P. Ramos. (org.) Teoria Contemporânea do Cinema (pp. 159-225). São Paulo: Senac, v II.

Sobchack,V. (2005) Inscrevendo o espaço ético: dez proposições sobre morte, representação e documentário. In F. P. Ramos. (org.) Teoria Contemporânea do Cinema (pp. 145-157). São Paulo: Senac, v II.

Filmografia

Abortion Stories Before Roe v. Wade (2017), de The Scene.

Clandestinas (2014), de Fadhia Salomão.

Jogo de cena (2007), de Eduardo Coutinho.

O aborto do outro (2008), de Carla Gallo.

Uma história Severina (2005), de Débora Diniz e Eliane Brum.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Edição

Secção

ARTIGOS | Artículos | Articles | Articles