A Música da Revolução em As Armas e o Povo

Autores

  • Tiago Fernandes Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.

Palavras-chave:

Música, Cinema Português, Revolução, Intervenção,

Resumo

Neste artigo pretendo analisar a banda musical de As armas e o povo, um filme colaborativo assinado pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica e filmado entre o 25 de abril e o 1º de maio de 1974, em pleno arranque da Revolução dos Cravos. O objetivo nuclear desta investigação será refletir sobre o papel central da música de intervenção na narrativa do filme em questão e de que forma contribui para uma escuta diferenciada e para uma ressignificação das imagens registadas pelos vários autores envolvidos na produção da obra.

Biografia Autor

Tiago Fernandes, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.

Adjunct Professor at the Department of Arts and Humanities of the School of Communication, Administration and Tourism of the Polytechnic Institute of Bragança (Portugal). Researcher integrated in the Research Unit LabCom - Communication and Arts. Doctor in Media Arts from the University of Beira Interior, Bachelor and Masters Degree in Cinema from the same institution. 

Referências

Referência Bibliográficas

Alferes, F. N. (2012). Hinos e Marchas militares no Estado Novo (1933-1958) - Contributo para a História da Música Militar na Propaganda do Estado Português. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/8969

Baptista, T. (2 de maio de 2020). As Armas e o Povo: ontem como hoje. https://www.abrilabril.pt/cultura/armas-e-o-povo-ontem-como-hoje

Cascudo, T. (2016). Fernando Lopes-Graça. Instituto Camões. https://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/bases-tematicas/figuras-da-cultura-portuguesa/fernando-lopes-graca

Cerejeira, J. (13 de novembro de 2022). 101 canções que marcaram Portugal #92: ‘Tourada’, por Fernando Tordo (1973). Jornal Expresso. https://expresso.pt/blitz/2022-11-13-101-cancoes-que-marcaram-Portugal-92-Tourada-por-Fernando-Tordo--1973--c1d15027

Chion, M. (2011). A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia.

Cook, N. (1987). A Guide to Musical Analysis. Oxford: Oxford University Press.

Cunha, P. (2014). O novo cinema português: Políticas públicas e modos de produção (1949-1980). [Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra]. http://hdl.handle.net/10316/27043

Cunha, P. (2021). Dossiê Pedagógico As Armas e o Povo. Lisboa: Plano Nacional de Cinema.

Cunha, P. e Fernandes, T. (2021). Ouvir Cinema: notas para uma literacia sonora no cinema. In R. Furtado (ed.), Pensar o Ver (pp.201-218). Goiânia: UFG.

Fernandes, T. (2021). Escutar as paisagens: experiências sensoriais subjetivas e ressignificadas. [Tese de Doutoramento, Universidade da Beira Interior]. http://hdl.handle.net/10400.6/11141

Ferreira, D. (1999). Música Ligeira. In A. Barreto e M. Filomena (ed.), Dicionário de História de Portugal. Lisboa: Figueirinhas.

Gorbman, C. (1987). Unheard Melodies, Narrative Film Music. Indiana: Indiana University Press.

Hagen, E. (1971). Scoring for Films. Los Angeles: Alfred Publishing Co. Inc.

Monteiro, J. (2014). Festival RTP da Canção: Os cinquenta anos do festival eurovisivo português. Revista Brasileira de Estudos da Canção. Rio Grande do Norte. http://rbec.ect.ufrn.br/data/_uploaded/artigo/N6/RBEC_N6_A6.pdf

Sampaio, S., Mota, G., Sá, S. B. (2016). A propósito de duas encomendas: conversa com José Fonseca e Costa. Aniki, vol. 3, nº 1. p. 121-137. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/213

Schaeffer, P. (1966). Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris: Seuil.

Sergi, G. (2004). The Dolby Era: Film Sound in Contemporary Hollywood. New York: Manchester University Press.

Teves, V. H. (2007). RTP: 50 anos de história. Disponível em: http://ww2.rtp.pt/50anos/50Anos/Livro/

Filmografia

As Armas e o Povo (1977), de Sindicato dos Trabalhadores da Produção do Cinema e Televisão.

Webgrafia

www.joseafonso.net. Consultado em 5 de janeiro de 2023, em: https://joseafonso.net/?page_id=28

www.alumni.letras.ulisboa.pt. Consultado em 2 de janeiro de 2023, em: https://alumni.letras.ulisboa.pt/memorias-vivas/biografias/decada-00?id=725

www.ua.pt. Consultado em 2 de janeiro de 2023, em: https://www.ua.pt/pt/honoris-Causa-fernando-graca

www.josejorgeletria.net. Consultado em 10 de dezembro de 2022, em: http://www.josejorgeletria.net/1/biografia_biography_99569.html

www.aja.pt. Consultado em 10 de novembro de 2022, em: https://aja.pt/verso-dos-versos?fbclid=IwAR0dptn1XnFO3pAX5LXwGZ4jvvaO2A206CGh2SHyeaRhbQA2pEgYISPWZME

Música

Afonso, J. (1970). Os Eunucos (No Reino Da Etiópia). [Gravação de José Afonso]. Em Traz Outro Amigo Também [Vinil]. Porto: Orfeu.

Afonso, J. (1971). Grândola Vila Morena. [Gravação de José Afonso]. Em Cantigas do Maio [Vinil]. Porto: Orfeu.

Correia, H. (1971). Arte Poética. [Gravação de José Jorge Letria]. Em Pare, Escute e Olhe [Vinil]. Lisboa: Guilda da Música.

Dos Santos, A. (1973). Tourada. [Gravação de Fernando Tordo]. Em Tourada / Carta De Longe [Vinil]. Lisboa: Tecla - Sociedade Comercial de Discos, Lda.

Ferreira, J. G. (1975). Acordai. [Gravação de Fernando Lopes Graça]. Em Canções Heróicas/Canções Regionais Portuguesas [Vinil]. Lisboa: Orlador.

O’Neil, A. (1971). Perfilados de Medo. [Gravação de José Mário Branco]. Em Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades [Vinil]. Hérouville: Strawberry Studios.

Osório, P. (1974). Portugal Ressuscitado. [Gravação de Fernando Tordo / Grupo In Clave]. Em Portugal Ressuscitado [Vinil]. Lisboa: Sassetti S.A.R.L.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Secção

DOSSIER TEMÁTICO | Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique