La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018)

Autores

  • Miguel Benavides Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS
  • Iago Iago Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahía, UFBA, Brasil. Bolsista de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Grupo de p Nanook/LAF (PosCom, UFBA). Correo: iagoporfiriojor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1902-1891.

Palavras-chave:

documentário colombiano, Políticas de Imagem, Representação, Violência.

Resumo

Este trabalho visa explorar as possibilidades de abordagem da representação da violência no documentário contemporâneo produzido na Colômbia, propondo uma discussão sobre a política da imagem, a partir do pensamento de Jacques Rancière (2021), no centro de uma política representativa, para pensar a multiplicidade de usos das imagens na representação da violência e os regimes poéticos, estéticos e políticos dessa representação. Para isso, apresenta-se uma análise dos documentários audiovisuais Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018), como uma leitura do modo como através de vários recursos narrativos, políticos e estéticos do audiovisual, é feita uma representação de algumas das consequências do conflito armado na Colômbia. Assim, este artigo considera a política representativa em relação à política da imagem, em um esforço para pensar a materialidade sensível das imagens da violência nos documentários colombianos, desviando-se, porém, da problemática reducionista da representação.

Biografias Autor

Miguel Benavides, Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS

Miguel Ángel Ariza Benavides es Doctorando en Estudos de Linguagens por la Universidade Federal de Mato Grasso do Sul (UFMS, Brasil, 2020-2024), Maestro en Estudos de Linguagens por la Universidade Federal de Mato Grasso do Sul (UFMS, Brasil, 2018) y Licenciado en Artes Visuales de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (2015). Sus intereses académicos e investigativos se enfocan en los estudios sobre cine, documental latinoamericano y lenguaje cinematográfico.

Iago Iago, Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahía, UFBA, Brasil. Bolsista de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Grupo de p Nanook/LAF (PosCom, UFBA). Correo: iagoporfiriojor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1902-1891.

Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahía, UFBA, Brasil. Bolsista de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Grupo de p Nanook/LAF (PosCom, UFBA). Correo: iagoporfiriojor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1902-1891.

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Publicado

2023-05-21