Chamada de artigos

DOC On-line 29 (março 2021)

 

O Dossier temático terá como tema: Pandemia/confinamento/isolamento

Pretende este dossier publicar artigos que possuam um enfoque na ligação entre documentário e o contexto de pandemia e confinamento. Embora se trate de um enfoque sobre o contexto de produção de não ficção atual, os editores também pretendem abranger outras formas de isolamento provocadas por questões ideológico-culturais. 

Prazo: 11 de dezembro 2020. Notificações: janeiro 2021.

 
Publicado: 2020-08-07
 

DOC On-line 28 (setembro 2020)

 

O Dossier temático terá como tema: Política e ideologia.

As imagens em movimento sempre constituíram um documento inestimável sobre o momento em que foram produzidas. Seja fabulando, inventando histórias, seja registrando elementos dados do mundo histórico, o cinema, assim como toda forma de representação,  guarda em si rastros do seu tempo. No que diz respeito ao cinema documentário, crises, comoções nacionais ou internacionais, foram responsáveis pelo surgimento de novas tendências no registro do real ou levaram certos realizadores a adquirirem suas credenciais para ocupar um lugar na história do filme de não ficção.  No primeiro caso, a título de exemplo, temos o “Kino Pravda” surgindo no ambiente pós-revolução de 1917 na União Soviética; ou a “British Documentary Film Movement” se configurando a partir do desejo daqueles que ocupavam o poder à época, de promover o império britânico no final dos anos 1920 e anos 30.  No segundo, encontramos Leni Riefensthal e a propaganda do regime nazista na Alemanha (1933-1945), ou Pare Lorentz nos Estados Unidos e o seu engajamento no New Deal de Frank D. Roosevelt nos anos 1930. Em ambas as situações, a política e a ideologia foram propulsoras evidentes dos movimentos nomeados ou das obras dos realizadores citados.

Nos tempos que correm, temos assistido a uma vaga de conservadorismo político em nível planetário e a um rearranjo geopolítico envolvendo as principais economias globais.

Este número da Doc tem como fio condutor de seu dossiê as relações do filme de não ficção com os movimentos, sejam eles de que ordem forem, decorrentes de escolhas político/ideológicas ocorridas ou em curso neste final de segunda década do século XXI.

Prazo: 31 de maio 2020. Notificações de aceitação: Julho 2020.

 
Publicado: 2020-03-27
 
1 a 2 de 2 Itens