A ARGUMENTAÇÃO NA CANTIGA DE CAPOEIRA “DONA DE TONI VARGAS: EM BUSCA DA VERDADE E DA LIBERDADE
Resumo
Este trabalho busca analisar, a partir do viés argumentativo, uma cantiga de capoeira que aborda como temática os verdadeiros abolicionistas da escravização. Para tanto, utilizamos como referencial teórico-metodológico a Análise do Discurso Semiolinguística de Patrick Charaudeau, com ênfase na organização argumentativa do discurso. O corpus é composto por uma cantiga de capoeira intitulada “Dona Isabel”, de Toni Vargas, publicada na plataforma YouTube,em 2019.Os resultados revelam asserções de partida que procuram expor uma nova visão de mundo em relação aos verdadeiros abolicionistas da escravização. Já as asserções de passagem são representadas a partir das ações dos negros escravizados durante esse período. Os discursos destacam como modos de encadeamento a oposição, a causa e a consequência, no eixo do obrigatório. Quanto aos procedimentos da lógica argumentativa, observamos o modo de raciocínio da dedução, da explicação e da escolha alternativa. O dispositivo argumentativo é formado a partir de um projeto de fala que se utiliza de uma situação de troca monologal. Assim, concluímos que as cantigas possuem sujeitos que interagem entre si e que buscam romper e ressignificar imaginários relacionados aos verdadeiros responsáveis pela abolição da escravização, expondo a situação comunicativa em que tais discursos foram organizados.
Palavras-chave: Semiolinguística; Escravização; Argumentação.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-06-06 (2)
- 2024-06-04 (1)
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica é uma revista de Acesso Livre.Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição.O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica, LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported.Ao enviar seu trabalho para a revista, confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
English:
Rhêtoriké- digital rhetoric journal is an Open Access journal.All its contents are available free of charge, at no cost to you or your institution.You can read, download, copy, distribute, print, search or link to the full texts of the articles in this journal without prior permission from the editor or the author.
Rhêtoriké- digital rhetoric journal, LabCom.IFP, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.By submitting your work to the journal, you confirm that you are the author and that you own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.