AS POLÊMICAS NA TENTAÇÃO DE JESUS EM MATEUS 4:1-11 À LUZ DA ANÁLISE DIALÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a construção dos posicionamentos no evento polêmico da tentação em Mateus 4:1-11 à luz da análise dialógica da argumentação, visando compreender o funcionamento da polêmica, tanto aberta quanto velada.Os resultados indicam a formação de uma polêmica aberta entre as personagens, mas, mais significativamente, uma polêmica velada, um conflito oculto, entre a comunidade de Mateus, cujo discurso é representado pela personagem Jesus, e o judaísmo formativo tem seu discurso representado pela figura do Diabo.
Palavras-chave:Polêmica. Argumentação. Discurso. Evangelho de Mateus.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica é uma revista de Acesso Livre.Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição.O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica, LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported.Ao enviar seu trabalho para a revista, confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
English:
Rhêtoriké- digital rhetoric journal is an Open Access journal.All its contents are available free of charge, at no cost to you or your institution.You can read, download, copy, distribute, print, search or link to the full texts of the articles in this journal without prior permission from the editor or the author.
Rhêtoriké- digital rhetoric journal, LabCom.IFP, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.By submitting your work to the journal, you confirm that you are the author and that you own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.