Jardim das Pedras: o projecto de intervenção artística a céu aberto da Luzlinar

Autores

  • João Castro Silva

Resumo

O Jardim das Pedras é um local de experimentação plástica que se define como tema, matéria e espaço de exposição e onde se permite a reflexão e o pensamento através da observação e da especulação prático teórica das relações formais de um objecto, de objectos entre si e destes com o espaço onde se integram e interagem. Onde o grupo artista / público se situa na mesma realidade, experimentando e vivendo através da Arte novas formas de relação entre eles e com o contexto que os rodeia.
A Luzlinar é uma associação cultural, sediada na aldeia do Feital, Trancoso, que desenvolve projectos no campo da Arte e Natureza, fora dos espaços artísticos tradicionais afastados da vida quotidiana, e surge no sentido de dar continuidade ao trabalho que a escultora Maria Lino desenvolveu ininterruptamente desde 1995 com a criação do Simpósio Internacional de Artes do Feital.

Referências

Ardenne, Paul, Uns arte contextual. Creación artística en medio urbano, en situacionón, de intervención, de participación, Cendeac, Murcia, 2006, p. 121.

Badstubner-Groger, Sibylle (1998): “Desenho e desenhar”, ed. Luzlinar: catálogo do Simpósio internacional de arte no Feital- Trancoso - Portugal, , 8-13.

Badstubner-Groger, Sibylle (2011): “Procurar a Forma –Distinguir a Forma Assimilar a Forma”, ed. Luzlinar: catálogo do XII Simpósio internacional de arte no Feital / Portugal, 28-38.

Bourriaud, Nicolas, Estética Relacional, ed. Adriana Hidalgo, Buenos Aires, 2006, p. 13.- Lino, Maria (1998): “Prólogo”, ed. Luzlinar: catálogo do Simpósio internacional de arte no Feital- Trancoso - Portugal, s/ pp.

Rodrigues, Américo (2011): ed. Luzlinar: catálogo do XII Simpósio internacional de arte do Feital / Portugal, 9.

Rosendo, Catarina (2011): “O Feital, a Associação Luzlinar, a cultura campesina e o sistema artístico. Algumas notas para reflexão”, ed. Luzlinar: catálogo do XII Simpósio internacional de arte do Feital / Portugal, 12-15.

Serres, Michel (2008): Terra Nua, ed. Rocco, Londrina.

Silva, João Castro (2018). “Maria Lino. A Escultura como modo de Vida”, in Revista Estúdio, vol. Nº 23, CIEBA/FBAUL, Lisboa, http://estudio.fba.ul.pt/E_v9_iss23.pdf, pp. 121 a 132.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Secção

Artigos