O paradoxo Surf: a ambiguidade do discurso e o que isso diz sobre sua audiência. Um estudo de caso do spot do detergente Surf para o Youtube

Autores

  • Melissa Maggi Pio Soares Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

gênero, feminismo, retórica, vídeo, Surf, Youtube

Resumo

Em março de 2017 a marca de detergentes para roupa Surf lançou no site de streaming de vídeos Youtube um filme intitulado “CAP I – O Segredo do Vizinho”. Nele, o modelo Pedro Martin, intitulado pela marca como “o novo homem Surf”, aparece sem camisa, anunciando o produto através de um discurso repleto de duplo sentidos. Seu tom provocativo suscitou diferentes perspectivas sobre o fato de transmitir ou não uma mensagem sexista. Por um lado, a demonstração de objetificação de um homem, e não de uma mulher, parece ter levado parte do público a crer que o vídeo era feminista. Mas, a mensagem e elementos do vídeo trazem também fortes indicações de que o spot tem como público-alvo as mulheres. Essa possível segmentação, por sua vez, levanta uma importante questão: focar a venda de um detergente de roupas em mulheres não seria, por si só, uma atitude machista? Este artigo, portanto, teve como objetivo tentar entender a verdadeira intenção da mensagem que este conteúdo transmite, através de estudo de caso do vídeo “CAP I – O Segredo do Vizinho”, baseado em uma revisão de literatura que cruza temas como beleza, gênero, consumo e narcisismo. Com isso, pudemos desmembrar a retórica do spot, a confrontando com diferentes visões e possíveis interpretações. Ao final deste exercício, pudemos não apenas chegar à conclusão de que a aparente ambiguidade do vídeo parece de fato esconder uma mensagem bastante unilateral, como também acabamos por conseguir chegar a uma hipótese a respeito de como uma retórica aparentemente tão simples conseguiu criar interpretações tão diferentes nos públicos.

Referências

Baudrillard, J. (1975). A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70.

Cole, S. (1989). Pornography and the sex crisis. In N. Wolf (1992), O mito da beleza. Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco. Toronto: Amanita.

Durand, J. (1973). Retórica e Imagem Publicitária. A Análise das Imagens. Petrópolis: Vozes, 1974.

Eco, U. (2005). História da Beleza. Algés: Difel.

Ferreira, I (2012). A Publicidade como género retórico de uma retórica da persuasão para uma retórica da sedução. Tese para obtenção do Grau de Doutor não editado, Ciências da Comunicação. Universidade da Beira Interior, Covilhã.

Graham, L. (2008). Gestalt theory in interactive media design. Journal of Humanities and Social Sciences, 2: 07. Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/4719/da4f55d4a4633b7f81ca1eea5571c5364504.pdf.

Kroløkke, C. & Sørensen, A. (2006). Gender communication theories and analyses: from silence to performance. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Lasch, C. (1983). A cultura do narcisismo: A vida americana numa era de esperança em declínio. Rio de Janeiro, RJ: Imago.

Lipovetsky, G. (2007). A felicidade paradoxal – Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Mateus, S. (2018). Introdução à Retórica no Séc.XXI. Covilhã: LabCom.IFP.

Mota-Ribeiro, S. (2005). Retratos de mulher. Construções sociais e representações visuais no feminino. Porto: Campo das Letras.

Mota-Ribeiro, S. (2010). Do outro lado do espelho: imagens e discursos de género nos anúncios das revistas femininas – uma abordagem sociosemiótica visual feminista. Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Especialidade de Semiótica Social. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/12384.

Saborit, J. (1999). La imagen publicitaria en televisión. In I. Ferreira (2012), A Publicidade como género retórico de uma retórica da persuasão para uma retórica da sedução. Tese para obtenção do Grau de Doutor não editada, Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã. Madrid: Cátedra.

Severiano, M. (2007). Narcisismo e publicidade (2a ed.). São Paulo: Annablume.

Wolf, N. (1992). O mito da beleza. Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco.

Downloads

Publicado

2019-12-16