Uma enunciação virtuosa. Sobre o estatuto do ethos das marcas no discurso publicitário

Autores

  • Eduardo Camilo Universidade da Beira Interior

Resumo

É Incontestável a importância das marcas – e das imagens de marca –
no âmbito da publicidade contemporânea.

Referências

Amaral, A. (2016, dez. 22). Da (im)pertinente diferenciação entre ética e moral na filosofia prática de Aristóteles. LusoSofia. URL: www.lusosofia.net/textos/20161222-amaral_antonio_2016_impertinente_diferenciacao_etica_moral.pdf (Fevereiro de 2019).

Aristóteles (1998). Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Amossy, R (2005). O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática e sociologias dos campos. In R. Amossy (org.), Imagens de si no discurso: a construção do ethos (pp. 1-14). São Paulo: Contexto.

Camilo, E. (2010). Homo Consumptor. Dimensões teóricas da comunicação publicitária. Covilhã: LabCom Books.

Corral, S. (1997). Semiótica de la publicidad. Madrid: Síntesis.

Eco, U. (2003). A estrutura ausente. São Paulo: Perspetiva.

Elisário, S. (2014, abr. 30). Introdução à semiótica. Nível Discursivo, sintaxe discursiva. Slideshare. URL: https://pt.slideshare.net/sirleibaima/sintaxe-discursiva (Fevereiro de 2019)

Floch, J. (1995). Sémiotique, marketing et communication. Sous les signes, les strategies. Paris: PUF.

Greimas, A. & Courtés, J. (1993). Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette.

Klein, N. (2002). No logo. O poder das Marcas. Lisboa: Relógio D’Água.

Maingueneau, D. (2005). Ethos, cenografia e incorporação. In R. Amossy (org.), Imagens de si no discurso: a construção do ethos (pp. 69-92). São Paulo: Contexto.

Nan, X & Faber, R. (2004, jun. 1). Advertising theory: reconceptualising the building block. Sage Articles. URL: www.Sagepublications.com. (Fevereiro de 2019).

Peninou, G. (1976). Semiótica de la publicidad. Barcelona: Gustavo Gili.

Reboul, O. (1998). Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes.

Rodrigues, K. (2008). Em pauta o conceito de ethos: movência do conceito da retórica aristotélica à sua ressignificação no campo da Análise do Discurso por Dominique Mainguenau. Signum: Estud.Lingui, (11/2): 195-206. Londrina.

Rodriguez, R.& Mora, K. (2002). Frankstein y el cirujano plástico. Alicante: Universidad de Alicante.

ICONOGRAFIA

(URL, Fevereiro de 2019)

Camel (a). http://tobacco.stanford.edu/tobacco_main/images_body.php?tok

en1=fm_img0074.php

Camel (b). www.sparehed.com/2009/03/23/joe-dimaggio-smokes-camels/

Chloe. https://core-management.eu/magazine/dree-hemmingwaychloe-fragrance-fw15/

Colgate. http://2comunicate.blogspot.com/2009/04/vobis.html

Delta. www.destak.pt/docs/2060/destak-1661.pdf

Escola Propaganda e Marketing. http://blogescoladepropaganda.blogspot.com/2012/02/

Juicy Couture. www.eonline.com/news/662757/behati-prinsloo-s-first-ad-for-juicy-couture-fragrance-watch-now

Lets Box. https://codecanyon.net/item/letsbox-box-plugin-for-wordpress/8204640

NOS. www.meiosepublicidade.pt/2015/12/legendagem-de-programas-em-directo-atraves-de-uma-app-lancada-pela-nos/

Peugeot. www.adsoftheworld.com/media/print/peugeot_einstein

Planta. www.santanostalgia.com/2010/03/margarina-planta.html~

Omega. www.pinterest.pt/pin/488851734548533174/

Revlon. www.pinterest.co.uk/pin/474074298268948327/

Rolls Royce. https://marchingagainstphilip.wordpress.com/2010/05/04/%E2

%80%9Cat-60-miles-an-hour-the-loudest-noise-in-this-new-rolls-royce-comes-from-the-electric-clock%E2%80%9D/

Silver Fin. www.designstrategies.com/silver-fin-capital-mortgage.html

Sony. www.vintagepaperads.com/1974-Sony-Stereo-Model-HP-161-Ad–Its-a-Sony_p_90110.html

Xpress. www.behance.net/gallery/67614615/Cepheid-Power-of-Now-Campaign

Downloads

Publicado

2019-12-16