Argumentação, ethos e contexto social: a Nova Retórica como teoria interdisciplinar do discurso persuasivo

Autores

Palavras-chave:

Análise Argumentativa do Discurso, Nova Retórica, Ethos, Contexto, Interdisciplinaridade.

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo têm como ponto de partida a Nova Retórica – essa teoria geral do discurso persuasivo – e o fato de seus autores a fundamentarem como uma teoria interdisciplinar. O objetivo deste estudo é refletir sobre a relação entre teoria da argumentação e sociologia, tendo como base a análise argumentativa do discurso proposta por Ruth Amossy, que se apropria da Nova Retórica, da pragmática e da sociologia dos campos para formular seu conceito de ethos. A partir dessa abordagem, pode-se refletir sobre a plasticidade da noção de contexto e sobre a possibilidade de serem feitas leituras diferentes de um texto a depender do escopo teórico utilizado em sua definição. Por fim, como exemplo de aplicação dessa perspectiva teórica, é apresentada uma análise interdisciplinar comparativa da dimensão argumentativa – seguindo Amossy – na atividade jornalística durante o período eleitoral do ano de 2012 na cidade de Mariana/MG

Biografia Autor

Marcos Vieira de Queiroz, Faculdade de Letras - Programa de Pós-graduação em Linguística - Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, com experiência na área de Retórica e Teoria da Argumentação e suas interfaces com outras disciplinas, como a Sociologia e a Epistemologia. Na graduação, desenvolveu projetos de pesquisas na área dos estudos discursivos, em específico a AD de orientação francesa e suas correlações com a teoria da argumentação. No mestrado, desenvolveu pesquisa que visava definir a teoria da argumentação (de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca) como uma teoria dependente de uma concepção social da linguagem. No doutorado, persiste nesse objetivo, porém com um foco mais aprofundado: compreender o papel intelectual desenvolvido por Olbrechts-Tyteca para o projeto da Nova Retórica.

Referências

Amossy, Rut. (2008). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto.

Amossy, ruth. (2010). L'argumentation dans le discours. Paris: Armind Colin.

Aristóteles. (2005). Retórica. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Bakhtin/volochinov, Mikhail. (2004). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.

Barthes, Roland. (1975). A retórica antiga. In: COHEN, Jean; e all. Pesquisas de retórica. Petrópoles: Vozes.

Becker, Howard S. (2007). Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Becker, Howard S. (2009). Falando da Sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Becker, Howard S. & Pessin, Alain. (2006). A Dialogue on the Ideas of “World” and “Field”. Sociological Forum, 21(2), 275–286. DOI: 10.1007/s11206-006-9018-2

Bourdieu, Pierre. (2008) A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Bourdieu, Pierre. (1997). Sobre a Televisão: seguido de A influência do jornalismo e Os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

Cassin, Barbara. (2005). O efeito sofístico: Sofística, Filosofia, Retórica, Literatura. São Paulo: Editora 34.

Djik, Teun A. van. (2008). Discourse and Contexto: A sociocgnitive approach. Barcelona, Pompeu Fabra University.

Djik, Teun A. van. (2009). Society and Discourse: how social contexts influence text and talk. Barcelona: Pompeu Fabra University.

Frank, David A. & bolduc, Michelle. (2010). Lucie Olbrechts-Tyteca's New Rhetoric, Quarterly Journal of Speech, 96(2), 141-163.

Gross, Alan. & dearin, Ray. (2003). Chaïm Perelman. Albany: State Univrsity os New York Press.

Hanks, William. (2008). Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez.

Hall, Suart. (1980). O interior da ciência: Ideologia e “Sociologia do Conhecimento”. In Da Ideologia. Trad. Rita Lima. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Kuhn, Thomas. (1975). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

Koren, Roselyne; amossy, Ruth. (Ed.) (2002). Après Perelman: Quelles politiques pour les nouvelles rhétoriques? La argumentation dans la sciences du langage. Paris: L’Harmattan.

Perelman, Chaïm. (1993). O império retórico. Porto: Edições ASA [1977].

Perelman, Chaïm. (2004). Os âmbitos sociais da argumentação. In Retóricas (p. 303-322). São Paulo: Martins Fontes [1959].

Perelman, Chaïm. & olbrechts-tyteca, Lucie. (2004a). Lógica e Retórica. In C. Perelman (Ed.) Retóricas (p. 57-91). São Paulo: Martins Fontes [1950].

Perelman, Chaïm. & olbrechts-tyteca, Lucie. (2004b). As noções e a argumentação. In C. Perelman (Ed.) Retóricas (p. 105-127). São Paulo: Martins Fontes [1955].

Perelman, C. & Olbrechts-Tyteca, L. (2005). Tratado de Argumentação: a Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes [1958].

PLANTIN, Christian. (2008). Un lieu pour les figures dans la théorie de l’argumentation. Argumentation et Analyse du Discours, 2.

TRAQUINA, Nelson. (2005). Teorias do jornalismo: por que as notícias são como são. Vol. 1. Florianópolis: Insular.

Downloads

Publicado

2022-10-07