O desenho de arquitetura sob a ótica da retórica

Autores

Palavras-chave:

desenho de arquitetura, retórica, representação gráfica e textual, educação do olhar.

Resumo

O presente artigo tem como tema central a pertinência da retórica do desenho de projetos de arquitetura e urbanismo. O objetivo é compreender como o projeto de arquitetura, através da sua representação gráfica e textual, cria um discurso de convencimento e persuasão com a finalidade de evidenciar ou omitir diferentes aspectos da solução projetual e também de compreender de que forma uma representação gráfica cria maneiras de convencer um público específico, seja ele uma banca examinadora, um cliente ou um júri, que o projeto em questão tem qualidades e é merecedor de sua atenção. Primeiramente abordamos a questão do conceito da retórica clássica, difundida pelos gregos, para então desenvolvermos uma discussão sobre a retórica visual do desenho arquitetônico. Por fim, concluímos que a forma como a representação gráfica e textual é feita está diretamente relacionada com alcance e a aprovação de uma audiência específica surpreendendo as expectativas.

Biografias Autor

Giovana Mileib Ramires, Proarq - UFRJ

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (2000), especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Ingressou no programa de doutorado de arquitetura no Proarq UFRJ em 2018. Atuou como arquiteta sócia do escritório G + T Arquitetura LTDA. Tem experiência em projetos de arquitetura na área residencial, instituições comerciais e na área de restauração do patrimônio histórico. Na área acadêmica tem experiência em pesquisa em Arquitetura de Museus, atuando principalmente nos seguintes temas: anais do MHN e arquitetura de museus. Foi professora da Universidade Santa Úrsula, ministrando a disciplina Desenho Técnico para o curso de engenharia civil.

Maria Angela Dias, Proarq - UFRJ

Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do corpo docente permanente do PROARQ /FAU-UFRJ) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura -( 2014 - 2016). Professor do Mestrado Profissional do PROARQ. Diretora da FAU-UFRJ (1998-2002), Prefeita da UFRJ (2002 - 2004), Diretora do Escritório Técnico da UFRJ (2002 - 2007).Graduada pela FAU-UFRJ (1972), Mestre em Educação pela FE- UFRJ (1983) e Doutor (2003) em Engenharia (Pesq. Operacional e Gerencia de Produção) pela COPPE - UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Arquitetura, desenvolve a pesquisa A Educação do Olhar: atributos geométricos da forma dos lugares, atuando principalmente na renovação didática do curso de arquitetura; na reformulação do ensino gráfico face às novas tecnologias; na busca de métodos de compreensão, análise, representação e geração da forma arquitetônica.Integra o grupo de Sistemas de Espaços Livres - SEL RJ,(PROLUGAR) atuando em planos e projetos de melhoria do ambiente, natural e construído; na requalificação de espaços urbanos. Membro da LASA - Latin American Studies Association.

Ana Paula Ribeiro Araujo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1998) e doutorado (2012) em Arquitetura pelo PROARQ-FAU/UFRJ. Atualmente professora associado I 40-DE lotada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2006. Tem experiência profissional em projetos de arquitetura e como docente na área de Informática Aplicada à Arquitetura Urbanismo lecionando as disciplinas de "Expressão e Representação Gráfica III" e "Informática Aplicada à Arquitetura I e II". Atualmente sou Vice-coordenadora e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ. Atuo como professora permanente do Programa de Pós-graduação, Patrimônio Cultura e Sociedade PPGPACS-IM/IFRRJ onde leciono as disciplinas " Tecnologias digitais aplicadas à conservação do patrimônio móvel e imóvel" e "A modelagem da informação da construção como ferramenta auxiliar no gerenciamento das informações do projeto de conservação. Integro o NUPAM - Núcleo de Patrimônio, Arquitetura e Memória Fluminense colaborando nas linhas de pesquisa "Conservação de edificações e áreas urbanas", "Pesquisa documental" e "Hermenêutica do Patrimônio". Coordeno atualmente dois projetos de pesquisa: "O USO DAS TECNOLOGIAS DE MODELAGEM DAS INFORMAÇÕES - BIM NO ESTUDO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS" e o "Mapeamento georreferenciado do patrimônio material e imaterial localizado em Nova Iguaçu. Sou integrante do Grupo de pesquisa GERAR-Grupo de Pesquisa em Expressão, Representação e Análise da Arquitetura que visa promover a realização de pesquisas sobre desenho, modelagem e projeto em seus desdobramentos nos processos de criação, codificação e percepção dos espaços arquitetônicos tendo a forma como vetor de afirmação ou transformação de padrões culturais e estéticos. Sou membro do CIPA Heritage Documentation e do Comitê de Documentação do Icomos.

Referências

ARAUJO, A. P. R. (2012). O ensino de expressão – representação gráfica e a apresentação nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Tese de Doutorado em Arquitetura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

BARKI, J. (2003). O Risco e a Invenção: um estudo sobre as notações gráficas de concepção no projeto (Tese de doutorado em Urbanismo). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

BARTHES, R. (1990). A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso: ensinos sobre fotografia, cinema e música (pp. 27-43). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

CHING, F. D. K. (2011). Representação gráfica em Arquitetura. Porto Alegre: Bookman

CIERVA, María del Carmen Ruiz de la. (2008) Los géneros retóricos desde sus orígenes hasta la actualidade. Rhetoriké n. 0 (1), 1-40. Recuperado de http://www.rhetorike.ubi.pt/00/pdf/carmen-los_generos_retoricos.pdf.

EHSES, H. H. J. (1995). Visual rhetoric: old ideas, strange figures, and new perspectives. Graphic Design Journal, 3(1), 4-9.

FERREIRA, I., PRIOR, H., & BOGALHEIRO, M. (2008). Em defesa de uma retórica da imagem. Revista Rhêtorikê, 0(1), 1-13. Recuperado de http://www.rhetorike.ubi.pt/00/pdf/ferreira-prior-bogalheiro-em_defesa_de_uma_retorica_da_imagem.pdf.

FIDALGO, A. (1998). O poder das palavras e a força das imagens: a retórica na era do audiovisual. In BOCC: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. Recuperado de http://bocc.ubi.pt/~fidalgo/retorica/fidalgo-antonio-retorica-era-televisao.pdf.

HALLIDAY, T. L. (1990). O que é retórica. São Paulo: Brasiliense.

MACEDO, D. F. (2010). Sobre projetos, palavras e imagens: relacionando textos e desenhos nos trabalhos finais de graduação em arquitetura e urbanismo (Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

MARKUS, T. A., & CAMERON, D. (2002) The words between the spaces: building and language. London/New York: Routledge.

MARTINEC, Radan; SALWAY, Andrew. A system for image Ͳext relations in new (and old) media. Visual Communication, outubro, 2005 vol. 4, n. 3, p. 337-371.

MARTINEZ, A. C. (2000). Ensaio sobre o projeto. Brasília: Editora UnB.

MONTENEGRO, G. A. (1997). Desenho arquitetônico. São Paulo: Edgar Blücher.

PERRONE, R. A. C. (1993). O desenho como signo da Arquitetura (Tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

RADHE, M. B. F, & CAUDURO, F. V. (2005). Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, 7(3), 195-205. Recuperado de http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/6392.

REBOUL, O. (2004). Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes.

RODRIGUES, A. L. (2000). O desenho: ordem do pensamento arquitetônico. Lisboa: Editorial Estampa, Ltda.

SAINZ, J. (1990). El dibujo de arquitectura: teoria e história de un lenguaje gráfico. Madrid: Editorial Nerea, S.A.

SILVA, E. (1998). Uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

TOSTRUP, E. (1999). Architecture and rhetoric. Text and design in architectural competitions, Oslo, 1939-1997. London: Andreas Papadakis Publisher.

Downloads

Publicado

2022-10-07