Discurso mediado pela Retórica em instâncias acadêmicas: uma leitura do Ethos

Autores

Palavras-chave:

Ethos, logos e pathos, estudos retóricos, oralidade

Resumo

Este trabalho analisa o ethos, com evidências de prudência, virtude e benevolência; ancora-se no projeto de Iniciação Cientifica CAPES/CNPq, em uma Universidade do Estado de Alagoas (Arapiraca), com vistas à divulgação dos conhecimentos retórico-conversacionais no Curso de Graduação de Letras. O estudo do ethos é analisado em situação monologal/dialogal e em dialogal. A Retórica é entendida como a arte de convencer e persuadir no plano das ideias e dos sentimentos, respectivamente, o que poderá conduzir o auditório à execução das intenções do orador. A investigação segue uma linha de pesquisa de abordagem qualitativa, com um olhar descritivo e interpretativista. Tomam-se como corpus fragmentos interativos de lives produzidos em situações acadêmicas por universidades públicas durante o período da pandemia, para o processo de transcrição. Embasam o trabalho teóricos como Aristóteles (2011), Abreu (2009), Ferreira (2018, 2021), Marcuschi (2003, 2008), Meyer (2007), Perelman & Olbrechts-Tyteca (2014 [1958]), Reboul (2004), Santos & Rocha (2020), entre outros. A relevância do trabalho se dá por trabalhar um corpus diferenciado e por propiciar análises de manifestações do caráter dos oradores durante lives na função monologal/dialogal e dialogal. 

Biografia Autor

Maria Francisca Oliveira Santos Francisca, Universidade Estadual de Alagoas Unniversidade Federal de Alagoas

Possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE). Possui também o pós-doutorado na mesma área pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas áreas da Análise da Conversação, do Texto,da Semântica e da Retórica.

Referências

ABREU, A. S. (2009). A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. (13 ed.) Cotia - SP: Ateliê Editorial.

RISTÓTELES. (2011). Retórica. (E.Bini, Trad.). São Paulo: Edipro.

BOGDAN. R. & BIKLEN. (1994) S. K. Qualitative researche for education. Boston: llyn and Bacon.

FERREIRA, L. A. (2021). Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto.

FERREIRA, L. A. (2018). Inteligência retórica e vocalidade: constituição e manutenção do ethos. In: L.A. Ferreira, Inteligência retórica: o ethos. (L.A. Ferreira, Org.). São Paulo: Blucher,

FETTERMANN, J. V ,BENEVENUTI, C. B. & TAMARIZ, A. D. R..(2020). Letramentos em processo: lives como um gênero textual acadêmico a partir da pandemia do covid-19. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S.l.], v. 9, n. 1, nov. 2020. ISSN 2317-0239.

Disponível em: Recuperado de

<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/ 17696

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. (2009). (3 ed.) Porto Alegre: Artmed.

HUXMAN, S.S. (2015). Por que estudar retórica? In K.K. Campbell, S. S. Huxman & T. R, Burhholder. Atos de retórica: para pensar, falar e escrever criticamente. (M. S. S. Garcia, Trad.). (5ª, ed, pp. XV- XX). São Paulo: Cengage Learning.

KOCH, I. G. V. (2015). Especificidade do texto falado. In C. D. Jubran, (Org.), A construção do texto falado. (v. 1. Parte 1, pp. 39-47). São Paulo Contexto.

MARCUSCHI, L. A. (2003). Análise da conversação. (5. ed.) São Paulo: Editora Ática.

MARCUSCHI, L. (2008). A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.

MATEUS, Samuel. (2018). Introdução à Retórica no séc. XXI. Covilhã/Portugal: Editora LabCOM. IEP www.labcom-ifp.ubi.pt.

MEYER, M. (2007). A Retórica. São Paulo: Ática.

PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. (2014). Tratado de Argumentação: a nova retórica. (M. E. G. G. Pereira, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

PRETI, D. (org.). (2000). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas.

REBOUL, O. (2004). Introdução à Retórica. (I. C. Benedetti, Trad.). São Paulo Martins Fontes.

SANTOS, M. F. O & ROCHA, M. S. da. (2020) A Retórica no Rádio Alagoano. Campinas, SP: Pontes Editores.

SOUZA, W. C. (2020)."Live": tipo de gênero textual? Recuperado de

<https://www.webartigos.com/artigos/live-tipo-de-genero-textual/166625.

THOMPSON, J. B. (2018). A interação mediada na era digital. (1. ed.) (R. Romancini, Trad.), (p. 17-44, v.12, nº 3). Theory, Culture & Society. São Paulo - Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-07