Auditório Universal e Auditório Particular: duas possibilidades, múltiplas faces

Autores

Palavras-chave:

Retórica, Auditório particular, Auditório universal

Resumo

O auditório assume o papel central no processo persuasivo por constituir o alvo de adesão dos discursos. Dessa maneira, pesquisas que digam respeito a essa instância são de grande valia para os estudos retóricos e argumentativos. Assim, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a subdivisão do auditório em particular e universal e sobre os critérios que norteiam essa segmentação histórica em termos teóricos. Nessa empreitada, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico que contempla as reflexões de autores clássicos e modernos a respeito do tema. Os resultados evidenciam que os traços capazes de aproximar ou distanciar um discurso do auditório universal ou do particular são múltiplos. Portanto, somente uma análise criteriosa do texto é capaz de determinar os elementos discursivos que, de fato, apresentam o potencial de realizar uma aproximação do ideal de universalidade.

Biografias Autor

Alan Ribeiro Radi, Unifran - Universidade de Franca (Brasil)

Doutorando em Linguística pela Unifran, recebe fomento da CAPES. Mestre em Linguística, também pela Unifran, recebeu fomento FAPESP. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela mesma instituição. Desde a iniciação científica, desenvolve pesquisas em Retórica e Argumentação. Atualmente, tem seus estudos voltados para as questões concernentes ao auditório (universal e particular) e os conceitos de verdade, pós-verdade e convicção.

Maria Flávia Figueiredo, Unifran - Universidade de Franca (Brasil)

Doutora em Linguística pela Unesp, com estágio pós-doutoral em Retórica na PUC-SP, especialização em Línguas Estrangeiras pela State University of New York, formação em Psicanálise pela APVP. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca e atuou como professora visitante na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). É organizadora das obras O animal que nos habita: a retórica das paixões em Relatos Selvagens (2016), Paixões Aristotélicas (2018) e Retórica e multimodalidade (2018). É líder do grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica).

Referências

Abreu, A. S. (2011).A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial.

Alves, M. A. S. (2015).Perelman e a argumentação filosófica: convencimento e universalismo. Belo Horizonte: D’Plácido.

Aristóteles. (2011).Retórica(E. Bini, trad.). São Paulo: Edipro.

Benveniste, E. (1989).Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes.

Ferreira, L. A. (2010). Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto.

Fiorin, J. L. (2015).Argumentação. São Paulo: Contexto.

Meyer, M. (2000). Prefácio. In Aristóteles. Retórica das paixões (I. B. B. Fonseca, trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Perelman, C., & Olbrechts-Tyteca, L.(2005). Tratado da argumentação: a nova retórica (M. E. G. G. Pereira, trad.) (2a ed.).São Paulo: Martins Fontes.

Reboul, O. (2004).Introdução à retórica (I. C. Benedetti, trad.)(2a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Tringali, D. (1988).Introdução à retórica: a retórica como crítica literária. São Paulo: Livraria Duas Cidades.

Downloads

Publicado

2022-10-03