A Paixão de JL: a variação de escala e a reprogramação da história

Autores

  • Gabriel Malinowski Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Carlos Nader. A Paixão de JL. Escala. História. Reprogramação

Resumo

A partir do filme A Paixão de JL, de Carlos Nader, o artigo pretende demonstrar como a atual dinâmica entre imagens de arquivo de variadas escalas participa de um processo cultural de reprogramação da história. Utilizamos o filme como sintoma, como um objeto teórico capaz de revelar certas forças em jogo nos arquivos digitais e, consequentemente, em nossa forma de experienciar e imaginar o passado. Para realizar essa reflexão, inserimos o filme de Nader em uma discussão que vincula os estudos do filme de compilação (Catherine Russel) aos estudos da micro-história (Carlo Ginzburg). Em seguida, vinculamos essa relação à ideia de programa e pós-história (Vilém Flusser).

Biografia Autor

Gabriel Malinowski, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação pela UERJ-RJ. Mestre em Comunicação pela UFF-RJ (2010). Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-RJ (2008). Graduado em Cinema pela UNESA-RJ (2006). Entre 2009 e 2016, foi docente em cursos de Cinema, Artes Visuais e Comunicação Social; coordenou o projeto de extensão Crescendo com Arte, que oferecia oficinas de cinema para alunos da rede pública do município de Barra Mansa; e coordenou a Agência UVA de Comunicação. Possui artigo publicado no livro anual da SOCINE, além de outras publicações em revistas acadêmicas. Foi selecionado no edital doutorado-sanduíche CAPES para estágio no Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Université de Montréal, entre agosto de 2018 e julho de 2019. Seus principais interesses de pesquisa e ensino se concentram em torno das teorias do cinema e da comunicação, com ênfase nos seguintes temas: imagens de arquivo, documentário, cibercultura, linguagem audiovisual.

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Publicado

2022-06-03

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Secção

Artigos