Golpe ou Impeachment? A polarização midiática a partir das capas das Revistas Veja e Carta Capital

Autores

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Polarização, Revistas, Destituição.

Resumo

A destituição de Dilma Rousseff da Presidência da República em agosto de 2016 inaugurou um dos períodos históricos mais polêmicos da história recente do Brasil.  Em um cenário fragmentado na discussão sobre se foi impeachment ou golpe, observamos numerosos questionamentos partidários e ideológicos. Esta pesquisa propõe analisar quatro capas das revistas Veja e Carta Capital para depreender as significações articuladas pela maneira como ambas elaboram seus elementos discursivos. Este trabalho terá como base a semiótica discursiva, com foco no percurso gerativo de sentido, sobretudo na dimensão polêmica.  O que nos impulsiona é a tentativa de traçar um contexto histórico-discursivo do processo de impeachment de Dilma Rousseff, a partir das consequências e julgamentos políticos e seus consequentes conflitos permeados pela polarização política.

Biografia Autor

Helen Rodrigues Simões, Unifran - Universidade de Franca

Possui graduação em Letras, habilitação Línguas Portuguesa/ Inglesa (2007) e habilitação Língua Espanhola (2010) pelo Unifor/MG (Centro Universitário de Formiga). Pós-graduada em Libras - Educação Inclusiva, também pelo Unifor/MG. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Unifran, graduanda em Pedagogia e Pós-graduanda em Gestão Pública. Atua na Coordenação Orçamentária, Financeira e Contábil do IFSULDEMINAS, Campus Passos, onde desde trabalha desde 2014 como assistente em administração.

Referências

REFERÊNCIAS

AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia. São Paulo: Todavia, 2019.

________. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.

A.J. Greimas; J. Courtés. Dicionário de semiótica. 2 ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

BARROS, D. L. P. de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. Atual, 1988.

COURTÉS, Joseph. Introdução à Semiótica: narrativa e discursiva. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. 2ª ed. Editora Contexto, 2007.

GREIMAS, A. J. Sobre o sentido II. Ensaios semióticos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

LANDOWSKI, E. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. 1 ed. Rio de Janeiro: Leya, 2016.

TATIT, Luiz. Análise semiótica através das Letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

TSE Notícias. Plenário do TSE proclama resultado definitivo do segundo turno da eleição presidencial. Brasilia, 2014. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2014/Dezembro/plenario-do-tse-proclama-resultado-definitivo-do-segundo-turno-da-eleicao-presidencial >. Acesso em: 26 agos. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Secção

Artigos