Graffiti e crítica social: uma análise discursiva da figura do ‘índio’ na arte de Cranio

Autores

  • Maurília de Souza Gomes Universidade da Beira Interior
  • José Ricardo Pinto Carvalheiro Universidade da Beira Interior.

Palavras-chave:

graffiti, arte urbana, indígena, análise crítica do discurso, representação cultural

Resumo

Este artigo problematiza o graffiti como manifestação da cultura urbana. Busca refletir esta arte como uma apropriação simbólica do espaço público, que tem sua origem associada às pinturas rupestres e que passa pelos escritos e desenhos das civilizações da Idade Antiga. O graffiti, que, hoje, se apresenta como marca cultural das metrópoles, circulando entre discursos de protesto, resistência político-cultural, entre outros. Este artigo analisou o trabalho do artista brasileiro Cranio, que utiliza a figura de um ‘índio’ azul - como marca de sua arte, associada a uma abordagem de resistência e crítica social. A abordagem teórico e metodológica é a Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada no modelo metodológico tridimensional, proposto por Fairclough (1997).

Biografias Autor

Maurília de Souza Gomes, Universidade da Beira Interior

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.

José Ricardo Pinto Carvalheiro, Universidade da Beira Interior.

Professor da Universidade da Beira Interior.

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Publicado

2019-12-31

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Artigos