Ensaio Visual - Livro-Vídeo: criação de uma obra híbrida

Autores

  • Fabiola Bastos Notari Instituto Angelim

Palavras-chave:

livro de artista, narrativa visual, vídeo, audiovisual, tradução intersemiótica

Resumo

Esse ensaio audiovisual teve como objetivo indagar o livro de artista na transposição para a linguagem vídeo, se debruçando a pensar sobre o ir e vir do olhar e suas possibilidades exploratórias na passagem intermidiática. O desafio foi uma espécie de jogo, numa insistência em explorar combinações, brincar com modos de dar visualidade ao performar um livro de artista, intencionando efeitos ao mesmo tempo, encantando-se com os acasos. Dançar conforme o livro pede, filmar conforme o ritmo dado pela poética contida no livro. Editar, editar, exaustivamente editar; sobrepor, destacar, inventar um novo livro dentro do vídeo. Deixar brotar outras formas e devolver ao matérico aquilo captado pelo vídeo e pelas operações de edição própria da linguagem audiovisual. Várias operações entre o ver, o mostrar, instigar e apurar o olhar alheio, destacar e conduzir uma viagem dentre tantas possíveis leituras de um livro. 

[VÍDEO]

Biografia Autor

Fabiola Bastos Notari, Instituto Angelim

Artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde lecionou de 2012 a 2020. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Ambas as iniciativas são apoiadas e realizadas na Casa Contemporânea, espaço multidisciplinar localizado no bairro de Vila Mariana em São Paulo-SP.

É co-fundadora do Instituto Angeli. O Instituto Angelim promove ações através da educação, arte, cultura, economia criativa e cidadania para incentivar a equidade de gênero na economia produtiva do país. https://institutoangelim.org/

 

Referências

PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

EISENSTEIN, Serguei. Palavra e Imagem. In: O Sentido do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 2002

Downloads

Publicado

2021-07-23