Riscos, dilemas e oportunidades: atuação jornalística em tempos de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

jornalismo, pós-verdade, “fake news”, processos produtivos, precarização, infodemia

Resumo

Este artigo trata da atuação do jornalismo durante a pandemia de SARS-COV.2 (Covid-19), em 2020. Neste contexto singular, em que os jornalistas e os média em geral tiveram um papel preponderante, refletimos sobre o campo jornalístico (Bourdieu, 1992) relacionando-o com uma noção construtivista da realidade (Berger & Luckmann, 1999). No entanto, recorremos às noções de pós-verdade e de fake news para demonstrar duas das principais linhas de força que envolvem hoje os média em geral, bem como para expor uma análise de casos sobre instituições como a Organização Mundial de Saúde e a Comissão Europeia. O objetivo foi o de dar conta dos problemas de desinformação e de “infodemia” (Zarocostas, 2020), que ocupam as brechas informativas na internet. O método utilizado foi misto. Na dimensão quantitativa, recorremos à aplicação de um inquérito online com uma amostra de 365 pessoas, entre jornalistas de imprensa, nos média em geral e consumidores recorrentes de notícias, sobre processos produtivos, rotinas de trabalho, informação gerada durante a quarentena e consumo de notícias em tempo de confinamento. Na dimensão qualitativa, recorremos à descrição de casos que demonstram a presença do fenómeno da pós-verdade e das fake news em tempos de pandemia e de como isso pode ter afetado comportamentos sociais. Os resultados desta análise apontam para a necessidade de serem revistas determinadas rotinas produtivas do campo jornalístico, que acentuam falhas de informação, além de práticas que fomentam a precarização profissional. Verificamos que existe falta de postura crítica da imprensa sobre instituições oficiais, cujos discursos, quando erráticos, podem dificultar ao público a perceção da diferença entre fake news e verdades provisórias das notícias durante a cobertura da pandemia. Conclui-se, por isso, que existe uma necessidade constante de autoavaliação sobre as falhas do campo profissional.

Biografias Autor

Vítor de Sousa, CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)

Doutor em Ciências da Comunicação (Comunicação Intercultural) pela Universidade do Minho, investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. E-mail: vitordesousa@gmail.com; http://orcid.org/0000-0002-6051-0980

Pedro Rodrigues Costa, CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)

Doutor em Ciências da Comunicação (especializado em Sociologia da Comunicação e Informação), pela Universidade do Minho, investigador no CECS da Universidade do Minho. E-mail: pcosta7780@gmail.com; http://orcid.org/0000-0002-1223-6462

Edson Capoano, CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)

Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Integração Latino-Americana da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), investigador no CECS da Universidade do Minho. E-mail: edson.capoano@gmail.com; http://orcid.org/0000-0001-6766-802X

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo (PósCom-Umesp)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom-Umesp). E-mail: ivan.paganotti@metodista.br; http://orcid.org/0000-0001-5662-4240

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2020-12-18

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Artigos