Paracrisis e o dano reputacional: os consecutivos casos polêmicos da Reserva e seus danos para a imagem da empresa

Thais Argolo Cardoso

Resumo


Se a construção de uma boa reputação é algo que toda marca busca, as crises e as paracrisis são situações que elas tentam evitar justamente para que sua reputação não seja afetada. Quando se deparam com a ocorrência de uma delas, as empresas podem ainda recorrer a estratégias para tentar reparar a sua imagem e lidar da melhor maneira possível com as reações da opinião pública ante a crise ou paracrise que acontece naquele momento. A Reserva é uma marca brasileira de vesturário masculino que é conhecida pelas peças de alto valor e uma comunicação polêmica que repercute com frequência. Esse artigo analisa as paracrisis em que a marca se envolveu entre os anos de 2014 e 2018 e quais estratégias usadas por ela para gerenciar os possíveis danos reputacionais.


Palavras-chave


paracrisis; Reserva; pedido de desculpas; reputação; imagem

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