Repertórios de media e conexão pública

Autores

  • João Paulo Limão UBI - Universidade da Beira Interior

Palavras-chave:

informação, cross-media, repertórios de media, conexão pública, orçamento participativo

Resumo

A informação é condição fundamental para a democracia, nomeadamente para o exercício deliberativo, onde os cidadãos participantes devem de aceder a diferentes perspetivas, de modo a melhor poderem decidir. Tradicionalmente, os meios de comunicação social desempenham um papel fundamental para a informação dos cidadãos, na vigilância dos corpos governativos e para a formação de uma “esfera pública”. Contudo, a mecânica deste modelo tradicional tem sido desafiada pela crescente proliferação de novos media, numa profusão de plataformas e diferentes conteúdos, que se dispõem diferentemente hierarquizados pelos indivíduos que procuram informação para fundamentar os processos de decisão, enquadrando-se em diferentes repertórios mediáticos. Neste trabalho, procura-se analisar quais os meios de comunicação e fontes de informação consultados para aceder a informação sobre as propostas a votos num Orçamento Participativo deliberativo de nível concelhio, em território nacional. A pesquisa efetua-se a partir de um inquérito por questionário aplicado aos votantes no Orçamento Participativo de Odemira, durante o período de votação, no ano de 2016.

Biografia Autor

João Paulo Limão, UBI - Universidade da Beira Interior

Doutorando em Estudos de Comunicação - Tecnologia, Cultura e Sociedade

Bolseiro FCT: PD/BD/105927/2014

Referências

Barreiros, J. J. (2012). Democracia, Comunicação e media. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Correia, J. C. (2014). Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses. Memória de um projeto. (J. C. Correia, Ed.). Covilhã: Livros LabCom. Retrieved from www.livroslabcom.ubi.pt

Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Cambdrige: Polity Press.

Couldry, N., & Langer, A. I. (2005). Media Consumption and Public Connection: Toward a Typology of the Dispersed Citizen. The Communication Review, 8(2), 237–257. https://doi.org/10.1080/10714420590953325

Damásio, M. J., Henriques, S., Da Silva, M. T., Pacheco, L., & Brites, M. J. (2015). Between old broadcast media and new networked media: Materiality and media consumption practices. International Journal of Communication, 9(1), 386–411.

Delli Carpini, M. X. (2004). Mediatic Democratic Engagement: The Impact of Communications on Citizen’s Involvement in Political and Civical Life. In L. L. Kaid (Ed.), Mediatic Democratic Engagement: The Impact of Communications on Citizen’s Involvement in Political and Civical Life. New York: Routledge.

Dias, N. (2014). A decade of Participatory Budgeting in Portugal: a winding but clarifying path. In N. Dias (Ed.), Hope For Democracy – 25 years of Participatory Budgeting Worldwide (pp. 325–351). São Brás de Alportel: Associação In Loco.

Dillman, D. A. (2007). Mail and Internet Surveys. The tailored design method. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

Gamson, W. A. (1996). Talking Politics. Cambdrige: Cambridge University Press.

Ghiglione, R., & Matalon, B. (1993). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.

Gonçalves, T. (2016). Resultados do primeiro inquérito “ERC – Públicos & consumos de media.” In ERC (Ed.), Digital Media Portugal - ERC 2015 (pp. 75–90). ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Hasebrink, U., & Hepp, A. (2017). How to research cross-media practices? Investigating media repertoires and media ensembles. Convergence, 23(4), 362–377. https://doi.org/10.1177/1354856517700384

Kim, S. J. (2016). A repertoire approach to cross-platform media use behavior. New Media and Society, 18(3), 353–372. https://doi.org/10.1177/1461444814543162

Ksiazek, T. B., Malthouse, E. C., & Webster, J. G. (2010). News-seekers and avoiders: Exploring patterns of total news consumption across media and the relationship to civic participation. Journal of Broadcasting and Electronic Media, 54(4), 551–568. https://doi.org/10.1080/08838151.2010.519808

Livingstone, S. (1999). New media, new audiences? New Media and Society, 1(1), 59–66. https://doi.org/10.1177/1461444899001001010

Mutz, D. C. (2007). Hearing the other side: deliberative versus participatory democracy. New York: Cambridge University Press.

Neuendorf, K. A., Atkin, D. J., & Jeffres, L. W. (2001). Reconceptualizing Channel Repertoire in the Urban Cable Environment. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 45(3), 464–482.

Pacheco, L., Da Silva, M. T., Brites, M. J., Henriques, S., & Damásio, M. J. (2017). Patterns of European youngsters’ daily use of media. Observatorio, 11(4), 1–18. https://doi.org/10.15847/obsOBS11420171107

Papathanassopoulos, S., Coen, S., Curran, J., Aalberg, T., Rowe, D., Jones, P., … Tiffen, R. (2013). Online threat, but television is still dominant a comparative study of 11 nations’ news consumption. Journalism Practice, 7(6), 690–704. https://doi.org/10.1080/17512786.2012.761324

Picone, I. (2017). Conceptualizing media users across media: The case for media user/use as analytical concepts. Convergence, 23(4), 378–390. https://doi.org/10.1177/1354856517700380

Prior, M. (2007). Post-broadcast democracy. How media choice increases inequality in political involvement and polarizes elections. Cambridge: Cambridge University Press.

Schrøder, K. C. (2015). News Media Old and New: Fluctuating audiences, news repertoires and locations of consumption. Journalism Studies, 16(1), 60–78. https://doi.org/10.1080/1461670X.2014.890332

Silva, M. T. da, Figueiras, R., Brites, M. J., Amaral, I., Maropo, L., Santos, S. C., … Pacheco, L. (2017). Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em Portugal. Estudos Em Comunicação, 1(25), 177–199. https://doi.org/10.20287/ec.n25.v1.a11

Smythe, D. W. (2006). On the Audience Commodity and its Work. In M. G. Durham & D. M. Kellner (Eds.), Media and Cultural Studies. KeyWorks (pp. 230–256). Malden: Blackwell Publishing.

Strömbäck, J. (2005). In search of a standard: Four models of democracy and their normative implications for journalism. Journalism Studies, 6(3), 331–345. https://doi.org/10.1080/14616700500131950

Stroud, N. J. (2008). Media use and political predispositions: Revisiting the concept of selective exposure. Political Behavior, 30(3), 341–366. https://doi.org/10.1007/s11109-007-9050-9

Taneja, H., Webster, J. G., Malthouse, E. C., & Ksiazek, T. B. (2012). Media consumption across platforms: Identifying user-defined repertoires. New Media and Society, 14(6), 951–968. https://doi.org/10.1177/1461444811436146

van Rees, K., & van Eijck, K. (2003). Media repertoires of selective audiences: The impact of status, gender, and age on media use. Poetics, 31(5–6), 465–490. https://doi.org/10.1016/j.poetic.2003.09.005

Webster, J. G. (2010). User information regimes: How social media shape patterns of consumption. Northwestern University Law Review, 104(2), 593–612. https://doi.org/10.1525/sp.2007.54.1.23.

Yuan, E. J., & Webster, J. G. (2006). Channel Repertoires: Using Peoplemeter Data in Beijing. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 50(3), 524–536. https://doi.org/10.1207/s15506878jobem5003

Downloads

Publicado

2020-05-29

Edição

Secção

Artigos