A redescoberta do storytelling: o sucesso dos podcasts não ficcionais como reflexo da viragem narrativa

Autores

Palavras-chave:

podcast, narrativa, jornalismo, storytelling

Resumo

O interesse pelo storytelling cresceu bastante nos últimos anos, de tal forma que esta se tornou uma buzzword. Essa sedução, particularmente a que é exercida pelas narrativas pessoais, tem hoje a sua maior expressão nas redes sociais, muito embora seja bem visível no jornalismo ou no entretenimento, entre outras áreas. Porém, é nos podcastsque encontramos um dos contextos mais vibrantes desta expansão: há hoje uma enorme diversidade e autenticidade num mercado estabelecido, para além de se desafiarem convenções e, sobretudo, de se repensar o lugar da palavra nos consumos mediáticos. A impulsionar o sucesso deste mercado tem estado a narrativa, a história contada com detalhe, frequentemente a história das pessoas sem história. Olhando para o desenvolvimento dos meios sonoros com a complementaridade dos estudos narrativos, identificamos este lento movimento de redescoberta que, após uma iminente extinção na rádio informativa, hoje coloca a narrativa no âmago dos podcastsmais bem-sucedidos. Através de uma revisão bibliográfica articulada com a análise de dinâmicas atuais dos meios sonoros e do seu consumo, situa-se este processo de mudança e explica-se como o podcastse estabeleceu como lugar de recriação e redescoberta da narrativa não ficcional e da história de longa duração.

Biografias Autor

Sílvio Santos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Professor auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Ana Peixinho, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Professora auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Referências

Abel, J. (2015). Out on the wire: The storytelling secrets of the new masters of radio. New York: Broadway Books.

Arnheim, R. (1936). Radio. London: Faber & Faber.

Balsebre, A. (2000). El lenguage radiofonico. Madrid: Catedra.

Barthes, R. (1966). Introduction à l’analyse structural des récits. Communications, 8: 1-27.

Bauman, R. (1986). Story, performance, and event: Contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press.

Benjamin, W. (1969). Illuminations: Essays and reflections. New York: Schocken Books.

Berry R. (2015). A golden age of podcasting? Evaluating Serial in the context of podcast histories. Journal of Radio & Audio Media, 22(2): 170-178. DOI: 10.1080/19376529.2015.1083363.

Berry, R. (2016). Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word ‘radio’. The Radio Journal – International Studies in Broadcast and Audio Media, 14(1): 7-22. DOI: 10.1386/rjao.14.1.7_1.

Biewen, J. (2010). Introduction. In J. Biewen & A. Dilworth (eds.), Reality radio: Telling true stories in sound (pp.1-14). Durham: Center for Documentary Studies at Duke University.

Bonini, T. (2015). La “segunda era” del podcasting: El podcasting como nuevo medio de comunicación de masas digital. Quaderns del CAC, 41(XVIII): 23-33.

Bottomley, A. (2015). Podcasting: A decade in the life of a “new” audio medium: Introduction. Journal of Radio & Audio Media, 22(2): 164-169. DOI: 10.1080/19376529.2015.1082880.

Bull, M. (2004). ‘To each their own bubble’ – Mobile spaces of sound in the city. In N. Couldry & A. McCarthy (eds.), Mediaspace: Place, scale and culture in a media age (pp. 275-293). London: Routledge.

Crisell, A. (1998). Understanding radio. London: Routledge.

Czarniawska, B. (2004). Narratives in social science research. London: Sage.

Dahlstrom, M. (2014). Using narratives and storytelling to communicate science with non expert audiences. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(4): 13614-13620. DOI:

1073/pnas.1320645111.

Dean, M. (2014, 7 de novembro). Serial: Listeners of podcast phenomenon turn detectives – with troubling results. The Guardian. Consultado em from www.theguardian.com/tv-andradio/

/nov/07/serial-listeners-detectives-troubling-results

Edmond, M. (2015). All platforms considered: Contemporary radio and transmedia engagement. New Media & Society, 17(9): 1566-1582. DOI: 10.1177/1461444814530245.

Fludernick, M. (2006). An Introduction to narratology. New York: Routledge.

Goodson, I. & Gill, S. (2011). The narrative turn in social research. Counterpoints, 386: 17-33.

Ingram, M. (2018, September 20). Is the podcast bubble bursting?. Columbia Journalism Review. Consultado em www.cjr.org/the_new_gatekeepers/podcast-bubble-burst.php

Kreiswirth, M. (1995). Tell me a story: The narrativist turn in the human sciences. In M. Kreistwirth & T. Carmichael (eds.), Constructivist criticism: The human sciences in the age

of theory (pp. 61-87). Toronto: University of Toronto Press.

Kreiswirth, M. (2005). Narrative turn in the humanities. In D. Herman, M. & M.-L. Ryan (eds.), The Routledge encyclopedia of narrative theory (pp. 377-382). New York: Routledge.

Larson, S. (2015, 20 de fevereiro). “Serial,” podcasts, and humanizing the news. The New Yorker. Consultado em https://www.newyorker.com/culture/sarah-larson/serial-podcasts-humanizing-news

Lewis P. & Booth J. (1989). The invisible medium: Public, commercial and community radio. Houndmills: MacMillan.

Lindgren: M. (2014) ‘This Australian life’: The Americanisation of radio storytelling in Australia. Australian Journalism Review, 36(2): 63-75.

Lindgren, M. & McHugh, S. (2013). Not dead yet: Emerging trends in radio documentary forms in Australia and the US. Australian Journalism Review, 35(2): 101-113.

Madsen, V. (2013). “Your ears are a portal to another world”. The new radio documentary imagination and the digital domain. In J. Loviglio & M. Hilmes (eds.), Radio’s new wave: Global sound in the digital era (pp. 126-144). New York: Taylor & Francis.

Markman, K. (2011). Doing radio, making friends, and having fun: Exploring the motivations of independent audio podcasters. New Media&Society, 14(4): 547-565. DOI: 10.1177/1461444811420848.

Meretoja, H. (2014). The narrative turn in fiction and theory. The crisis and return of storytelling from Robbe-Grillet to Tournier. New York: Palgrave Macmillan.

McHugh, S. (2012a) The affective power of sound: Oral history on radio. The Oral History Review, 39(2): 187-206.

McHugh, S. (2012b). Oral history and the radio documentary/feature: Introducing the ’COHRD’ form. The Radio Journal International Studies in Broadcast & Audio Media, 10(1): 35-51.

McHugh, S. (2016). How podcast is changing the audio storytelling genre. The Audio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 14(1): 65-82.

McLuhan, M. (1964). Understanding media: The extensions of man. New York: Signet Books.

O’Meara, J. (2015). ‘Like movies for radio’: Media convergence and the Serial podcast sensation. Frames Cinema Journal, 8. [Online].

Meserko, V. (2015). The pursuit of authenticity on Marc Maron’s WTF podcast. Continuum, 29(6): 796-810.

Page, R. (2011). Stories and social media. Identities and interaction. New York: Routledge.

Pink, D. (2006). A whole new mind: Why right-brainers will rule the future. New York: Riverheard.

Quah, N. (2018, 25 de setembro). Nope, there isn’t a podcast bubble. Nieman Lab. Consultado em www.niemanlab.org/2018/09/nope-there-isnt-a-podcast-bubble/

Street, S. (2014). Poetry, Texas: Review 1. RadioDoc Review, 1(1). DOI: 10.14453/rdr.v1i1.3.

Winocur, R. (2005). Radio and everyday life: Uses and meanings in the domestic sphere. Television & New Media, 6: 319-332. DOI: 10.1177/1527476405276472.158

Downloads

Publicado

2019-12-20