Credibilidade e Confiabilidade das Redes Sociais nas Eleições

Autores

  • Rodrigo Marçal Gandia Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Gomes Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Varginha
  • Cassiano Andrade Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Guilherme Alcântara Pinto Universidade Federal de Lavras
  • Joel Yutaka Sugano Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

redes sociais, credibilidade, confiabilidade

Resumo

A influência das Redes Sociais na Internet (RSI) ultrapassa o simples estreitamento dos laços com amigos ou familiares distantes, e se torna um catalisador para disseminar informações entre uma rede de contatos. Segundo Paiva, Macedo, & Rosa (2010) são elas as responsáveis por futuras ações em prol de uma democracia mais efetiva e eficaz. Observou-se recentemente no cenário nacional algo nunca visto antes no que diz respeito à interação social política do povo brasileiro nas eleições do país. O objetivo deste trabalho foi analisar as redes sociais, através de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, realizada com base na aplicação de questionários semiestruturados, a credibilidade e confiabilidade, sob a perspectiva do eleitor, quanto as informações sobre as eleições brasileiras que estão na internet, considerando os perfis dos respondentes. Foi identificado que as RSI apresentam uma credibilidade e confiabilidade baixa, porém acima de algumas mídias tradicionais. Ainda pode-se dizer que os homens acreditam possuir maior conhecimento, identidade, qualificação e compreensão política do que as mulheres.

Referências

Alencar, E. (1999). Introdução à metodologia de pesquisa social. Lavras: UFLA, 125.

Andrews, P. (2003). Is Blogging Journalism?. Nieman Reports, 57(Fall): 63-63. Retrieved from https://niemanreports.org/wp-content/uploads/2014/04/03fall.pdf.

Bland, J. & Altman, D. (1997). Statistics notes: Cronbach’s alpha. Bmj, 314(7080): 572.

Boyd, D. & Ellison, N. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1): 210-230.

Braga, S. (2011). O uso da Internet nas campanhas eleitorais: balanço do debate e algumas evidências sobre o Brasil. Revista USP, (90): 58-73.

Castells, M. (2003). A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Zahar.

Chen, C. & Chang, S. (2017). User-orientated perspective of social media used by campaigns. Telematics and Informatics, 34(3): 811-820. DOI: 10.1016/j.tele.2016.05.016.

Churchill Jr, G. (1979). A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research: 64-73.

de Andrade, M. (2000). Como Preparar Trabalhos Para Cursos de Pós-graduação: Noções Práticas. Editora Atlas SA.

Flanagin, A. & Metzger, M. (2007). The role of site features, user attributes, and information verification behaviors on the perceived credibility of web-based information. New Media & Society, 9(2): 319-342.

Flanagin, A. & Metzger, M. (2008). The credibility of volunteered geographic information. Geo-Journal, 72(3-4): 137-148.

Fogg, B.; Soohoo, C.; Danielson, D.; Marable, L.; Stanford, J. & Tauber, E. (2003). How do users evaluate the credibility of Web sites?: a study with over 2,500 participants. Proceedings of

the 2003 conference on Designing for user experiences (pp. 1-15).

Fontanarava, J.; Pasi, G. & Viviani, M. (2017). An ensemble method for the credibility assessment of user-generated content. Proceedings of the International Conference on Web Intelligence

- WI ’17: 863-868. DOI: 10.1145/3106426.3106464.

Fraser, M. & Dutta, S. (2008). Barack Obama and the Facebook election. Retrieved July 24, 2018, from www.usnews.com/opinion/articles/2008/11/19/barack-obama-and-the-facebookelection.

Gil, A. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social, 5th ed.. São Paulo: Atlas.

Hair, J.; Black, W.; Babin, B.; Anderson, R. & Tatham, R. (2009). Análise multivariada de dados, 6th ed.. Porto Alegre: Bookman.

Johnson, T. & Kaye, B. (2009). In blog we trust? Deciphering credibility of components of the internet among politically interested internet users. Computers in Human Behavior, 25(1): 175-182.

Johnson, T. & Kaye, B. (2014). Credibility of social network sites for political information among politically interested Internet users. Journal of Computer-Mediated Communication, 19(4): 957-974.

Kavanaugh, A.; Sheetz, S.; Sandoval-Almazan, R.; Tedesco, J. & Fox, E. (2014). Media use during conflicts: Information seeking gratifications efficacy during 2012 Mexican elections. 15th Annual International Conference on Digital Government Research: 205-214. Aguas Calientes, Mexico. DOI: 10.1145/2612733.2612738.

Kononova, A. & Akbar, M. (2015). Interpersonal communication, media exposure, opinion leadership, and perceived credibility of news and advertising during the december 2012 parliamentary

election in Kuwait. International Journal of Communication, 9(1): 1206-1228. DOI: 1932–8036/20170005.

Lee, B. & Campbell, V. (2016). Looking Out or Turning in? Organizational Ramifications of Online Political Posters on Facebook. International Journal of Press/Politics, 21(3): 313- 337. DOI: 10.1177/1940161216645928.

Li, R. & Suh, A. (2015). Factors Influencing Information credibility on Social Media Platforms: Evidence from Facebook Pages. Procedia Computer Science, 72: 314-328. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2015.12.14610.1016/j.procs.2015.12.146.

Mainieri, T. & Ribeiro, E. (2011). A comunicação pública como processo para o exercício da cidadania: o papel das mídias sociais na sociedade democrática. Organicom, 8(14): 49-61.

Malhotra, N. & others. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada (trad. N. Montingelli Jr. & A. Farias). Porto Alegre: Bookman.

Marques, F.; Aquino, J. & Miola, E. (2014). Parlamentares, representação política e redes sociais digitais. Opinião Pública, 20(2): 178-203.

Martin, J.; Martins, R. & Naqvi, S. (2016). Media use predictors of online political efficacy among Internet users in five Arab countries. Information, Communication & Society, 0(0): 1-18. DOI: 10.1080/1369118X.2016.1266375.

Metzger, M. (2007). Making sense of credibility on the Web: Models for evaluating online information and recommendations for future research. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 58(13): 2078-2091.

Metzger, M.; Flanagin, A.; Eyal, K.; Lemus, D. & McCann, R. (2003). Credibility for the 21st century: Integrating perspectives on source, message, and media credibility in the contemporary media environment. Annals of the International Communication Association, 27(1): 293-335.

Meyer, H.; Marchionni, D. & Thorson, E. (2010). The journalist behind the news: credibility of straight, collaborative, opinionated, and blogged “news”. American Behavioral Scientist, 54(2): 100-119.

Molina, J. & Aguilar, C. (2004). Redes sociales y antropología: un estudio de caso (discursos étnicos y redes personales entre jóvenes en Sarajevo). In C. Larrea & F. Estrada (eds.), Antropología en un mundo en transformación. Barcelona: Editorial Icária.

Nunes Fonseca, F. & Abreu Vasconcelos, L. (2013). Práticas culturais em campanhas políticas online-uma análise da campanha presidencial brasileira de 2010 via twitter. Acta Comportamentalia:

Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 21(3).

Paiva, A.; Macedo, S. & Rosa, A. (2010). Crise do regime representativo e democracia participativa: Um novo conceito de cidadania, visando a garantia de direitos e a democracia Digital. X Encontro de Iniciação à Docência. João Pessoa.

Pangrazio, L. (2018). What’s New About “Fake News”? Critical digital Literacies in an Era of Fake News, Post-Truth and Clickbait. Paginas De Educacion, 11(1): 6-22. DOI: 10.22235/pe.v11i1.1551.

Recuero, R.; Araujo, R. & Zago, G. (2011). How does social capital affect retweets?. ICWSM.

Richardson, R.; Peres, J.;Wanderley, J.; Correia, L. & Peres, M. (2015). Pesquisa social: Métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Samuel-Azran, T.; Yarchi, M. & Wolfsfeld, G. (2015). Aristotelian rhetoric and Facebook success in Israel’s 2013 election campaign. Online Information Review, 39(2): 149-162. DOI: 10.1108/OIR-11-2014-0279.

Sauffiyan, A. (2017). Trump’s Political Campaign: Strategies, Tactics and Media Psychological Warfare Model. Jurnal Komunikasi: Malaysian Journal of Communication, 33(1): 294-312.

Strauch, J. (1991). Correlação de imagens digitais.

Terra, C. (2011). O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. V Congresso Científico

de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP, 5.

Tsegyu, S. (2016). Citizen journalism and election monitoring in nigeria. Jurnal Komunikasi: Malaysian Journal of Communication, 32(1): 491-517. Retrieved from www.scopus.com/inwar

d/record.uri?eid=2-s2.0-84978755665&partnerID=40&md5=8ba62e3884bd8aaebad2c6f20f

d77d.

Urizzi Cervi, E. & Goulart Massuchin, M. (2012). Redes sociais como ferramenta de campanha em disputas subnacionais: análise do Twitter nas eleições para o governo do Paraná em 2010.

Sociedade e Cultura, 15(1).

van Woerkum, C. & Aarts, N. (2008). Staying connected: The communication between organizations and their environment. Corporate Communications: An International Journal, 13(2):

-211.

Yu, Z.; Yan, H.; Cheng, T. & Yu, Z. (2004). Benefits of information sharing with supply chain partnerships.

Downloads

Publicado

2019-05-31