Discurso e identidade: análise crítica do discurso aplicada a anúncios publicitários

Autores

Palavras-chave:

publicidade, análise crítica do discurso, identidade

Resumo

A hipótese de que a publicidade emprega diferentes recursos de linguagem, tanto verbais, quanto visuais, em representações identitárias de gênero motivou a presente pesquisa. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar como se configuram identidades de gênero na publicidade, por meio da análise crítica do discurso, a fim de averiguarmos diferenças e estereótipos possivelmente encontrados.  Para isso, utilizamos o modelo de análise crítica do discurso, segundo Fairclough (2001), e o signo ideológico de acordo com a teoria bakhtiniana. Como resultados, constatamos anúncios que, mesmo compondo a mesma campanha publicitária, elaboram discursos identitários diferentes conforme o gênero. Assim, as construções identitárias atribuídas a mulheres e homens de forma distinta nos textos verbais e visuais contribuem para reproduzir diferenças socialmente construídas. Há, portanto, a reprodução por meio dos significados de ideologias que confirmam um discurso de ordem hegemônica, mas pouco uso da linguagem como meio de desconstrução ou mudança dessas estruturas sociais.

Biografia Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

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Publicado

2019-12-20