Visibilidade e Legitimidade na Atual Ecologia Midiática

Autores

  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Palavras-chave:

visibilidade midiática, visibilidade e legitimidade, ecologia midiática

Resumo

Minha investigação tem como pressuposto o fato de que as tecnologias de informação e comunicação e seus usos sociais têm alterado as possibilidades de ver e de ser visto, de interagir à distância, de representar e identificar o real, fenômenos que repercutem nos processos de institucionalização e obtenção de legitimidade das práticas sociais, incluindo as do próprio campo midiático. As noções de visibilidade e legitimidade de atores individuais e coletivos (comunidades, organizações) despertaram meu interesse há mais de uma década. Essas noções têm uso corrente em outros campos do saber, como a sociologia, a filosofia e a antropologia, e as considero pertinentes para estudar aspectos fundamentais das práticas e ambiências comunicativas contemporâneas. As relações entre indivíduos, instituições e organizações, tanto no contexto macro como em práticas em nível mais localizado, podem encontrar um respaldo teórico importante nos pensadores da teoria, reconhecida mundialmente, como Media Ecology. 

Downloads

Publicado

2017-12-20