As relações entre Portugal e Brasil durante a invasão aos enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli nas páginas do Diário da Manhã, Diário de Lisboa e Novidades

Autores

  • Ester Amaral de Paula Minga Universidade Nova de Lisboa

Resumo

O artigo analisa a cobertura dos jornais Novidades (católico) e Diário da Manhã, apoiadores do Estado Novo, e Diário de Lisboa, de cariz oposicionista, sobre a repercussão no Brasil da invasão aos enclaves indianos de Dadrá e Nagar-Aveli em 22 de julho de 1954. Ou seja, se debruça sobre os textos que expõem a posição de apoio das autoridades brasileiras, as manifestações da comunidade portuguesa no Brasil, a opinião da intelectualidade relativamente ao caso, entre outros. Demonstramos como, entre o final de julho e o início de agosto desse ano, tais notícias foram frequentes nos três periódicos, com sutis diferenças de abordagem entre eles. Esta presença expressiva do Brasil nos jornais é compreendida no contexto da adoção pelo Estado Novo, em meados da década de 40 do séc. XX, do luso-tropicalismo como ideologia colonial, e é analisada a partir do conceito de imaginário social de Bronislaw Baczko (1991). 

Referências

Rosas, F. O Estado Novo (1926-1974). Vol. VII. História de Portugal. Dir. Mattoso, José. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

Brito, B. M. J.; Rosas, F. Dicionário de História do Estado Novo. Vol. I. Lisboa: Bertrand Editora, 1996.

Machado, R. J. I. Cárcere público: processos de exotização entre imigrantes brasileiros no Porto, Por- tugal. Tese, Universidade Estadual de Campinas, 2003. In: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code =vtls000300843. Acedido em: 15 Jan. 2016.

Rosas, F. Portugal e o Estado Novo (1930-1960). Vol. XII. Nova História de Portugal. Dir.: Serrão, J.; Marques, O. H. A. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

Machado, R. J. I. Op. Cit.

Brito, B. M. J.; Rosas, F. Op. Cit.

Lourenço, E. Do Brasil. Fascínio e Miragem. Lisboa: Gradiva Publicações, 2015.

Castelo, O. C. (1998). “O modo português de estar no mundo” O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961). Porto: Edições Afrontamento.

Lourenço, E. Op. Cit.

Remédios, J. M. O jornal católico Novidades – sentido(s) do educar. Revista Brasileira de História da Educação. (Jul./Dez, 2003). pp. 9-28.

Lemos, M. M. Jornais Diários Portugueses do Século XX. Um dicionário. Coimbra: Ariadne Editora e CEIS20, 2006.

Rosas, F. Op. Cit.

Silva, P. M. S. Contributo para uma história das agências noticiosas portuguesas. In: www.bocc.ubi.pt/ pag/silva-sonia-agencias-noticiosas-portugal.html. 2002. Acedido em: 24 Mar. 2016.

Baczko, B. Los imaginarios sociales. Memorias y Esperanzas Colectivas. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1991.

Lopes, Q. S. M. M. O lusotropicalismo nas relações diplomáticas Brasil x Portugal. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-22