A adoção e perceção de uso de videoconferência na comunicação com os públicos, em Portugal: resultados do European Communication Monitor 2021

Sónia Pedro Sebastião

Resumo


Resumo

A pandemia da covid-19 provocou uma profunda disrupção nas formas de informar e comunicar. A incidência da pandemia e as decisões políticas associadas aceleraram a transformação digital da vida humana e, em particular, do trabalho, tendo a videoconferência (VC) ganho relevância em contextos laborais. Este artigo usa o modelo de aceitação da tecnologia e tem como objetivo evidenciar como a videoconferência é usada (situação) e percebida (perceção) pelos profissionais de comunicação e relações públicas, em Portugal, tendo por base os resultados do ECM2021, adotando-se o método dedutivo e uma abordagem quantitativa. Ao nível percetivo, os resultados mostram que os inquiridos consideram ter capacidades e apoio organizacional para usar a VC na comunicação com os públicos, não identificando grande obviação. Ao nível das expetativas, os inquiridos consideram que tanto os seus pares como os seus clientes valorizam o uso da VC e esperam que continue a ser utilizada na comunicação com os públicos. A intenção de uso futuro da VC é positiva para a comunicação com os públicos, independentemente de se manter a situação pandémica.


Palavras-chave


comunicação com os públicos, videoconferência, modelo de aceitação da tecnologia, método dedutivo, inquérito por questionário

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Licença URL: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_PT