Políticas Editoriais

Âmbito

 

A principal linha editorial da revista está orientada para os conceitos de "cidadania" e "participação", entendidos de um ponto de vista comunicacional, envolvendo processos e dispositivos de circulação de conhecimentos e formação de opinião no campo político e em áreas específicas de políticas públicas tais como saúde, educação, cultura, ciência, opinião pública, gênero e identidade.

Como exemplo de áreas de interesses prioritários encontram-se os seguintes: jornalismo e opinião pública; jornalismo cidadão, participativo e público; responsabilidade e accountability de instituições, governos e empresas; media e esfera pública; movimentos sociais nas áreas de meio ambiente, ciência, saúde, ecologia, cultura, identidade e gênero; media e partidos políticos; novas formas de participação online, métodos de análise da participação; democracia digital; media, deliberação e participação; comunicação comunitária, comunicação e desenvolvimento, políticas de reconhecimento e estudos comparativos de comunicação em diferentes contextos geográficos e culturais, entre outros.

"Estudos em Comunicação" pretende incluir várias abordagens, metodologias e linhas de pesquisa, definindo-se como uma revista de Ciências da Comunicação com um perfil interdisciplinar e aberta à pluralidade de métodos.

A revista "Estudos em Comunicação" aceita artigos em diferentes áreas do campo das Ciências da Comunicação: estudos de jornalismo, publicidade, relações públicas, estudos de media, estudos de recepção, comunicação política, teorias da comunicação, epistemologia da comunicação, sociologia da comunicação e outras áreas afins.

 

Políticas de Secção

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

No. de avaliadores: dois (2), a partir de diferentes origens  institucionais e geográficas.

Critérios para o recrutamento de revisores: especialistas académicos ou empresariais de uma ampla gama de áreas no campo Estudos de Comunicação; Critérios de revisão: processo de revisão por pares duplo-cego (onde os revisores e os autores permanecem anónimos durante o processo de revisão); Revisão  de acordo com as instruções das Diretrizes, Critérios para Publicação e Revisão Declaração de Confidencialidade

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Normas Éticas

Estudos de comunicação só publica conteúdo original, e os autores são responsáveis por verificar a inexistência de plágio, incluindo o autoplágio e publicação prévia.

Ao enviar o seu trabalho, o autor também concorda com os padrões do comportamento ético esperado, que seguem o COPE's - Comitê de Ética em Publicação - Diretrizes de Melhores Práticas e as Diretrizes Padrão Internacional para autores.

 

 

Periodicidade

A revista Estudos em Comunicação é publicada duas vezes por ano, respetivamente emm Maio e em Dezembro.

 

 

Fluxo de Avaliação de artigos

A submissão de artigos é efetuada periodicamente, na sequência da chamada de trabalhos.

 

Indexação

SCOPUS ERIHPLUS EBSCO ULRICHS DOAJ latindex