Processo de ensino no curso de especialização em produção de documentários da UFRN: experiências e reflexões

Autores

  • Adriano Charles Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Comunicação.
  • Maria Aparecida Ramos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Ruy Alkmim Rocha Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Comunicação.

Palavras-chave:

documentário, audiovisual, ensino, metodologias ativas, universidade pública

Resumo

O artigo discute as práticas pedagógicas na Pós-Graduação lato sensu em
Produção de Documentários (UFRN). Nesse processo, os discentes puderam vivenciar a adoção de metodologias ativas. O curso utilizou uma estrutura curricular que privilegiou a produção audiovisual. O conteúdo programático englobou desde os fundamentos relativos à história, teoria e linguagem documental até conhecimentos instrumentais.

 

Biografias Autor

Adriano Charles Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Comunicação.

 

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais. Leciona ainda na especialização em Produção de Documentários, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: adrianocruzufrn@gmail.com.

Maria Aparecida Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Docente da especialização em Produção de Documentários, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: cidaramoss@gmail.com.

 

Ruy Alkmim Rocha Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Departamento de Comunicação.

Professor do Departamento de Comunicação Social, coordenador do Curso de Especialização em Produção de Documentários e do Programa de Extensão Tela Livre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador de assuntos sociais, culturais e científicos Adurn-Sindicato.E-mail: jornalrocha@gmail.com.

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Publicado

2020-03-17