Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena

Autores

  • Carlos Antonio dos Santos Segundo UFRN - CCHLA - Departamento de Comunicação Social - Audiovisual

Palavras-chave:

documentário, teatro do oprimido, personagem, disfarce, encenação

Resumo

O lugar da cena ocupado pelo personagem por vezes causa pavor, especialmente àqueles que estão ainda dando seus primeiros passos na realização de documentários. Como um processo de auto-defesa, busca-se o maior controle possível da cena, evitando assim o risco. É preciso entender e experimentar a potência do corpo e da subjetividade desses personagens, seus disfarces e encenações, para que se ampliem as possibilidades, os desvios e os percursos fílmicos.

Biografia Autor

Carlos Antonio dos Santos Segundo, UFRN - CCHLA - Departamento de Comunicação Social - Audiovisual

Docente do curso de Comunicação Social Audiovisual - UFRN


_Doutorado em Cinema [Multimeios – Unicamp]
_Mestre em Psicanálise [UFU – Universidade Federal de Uberlândia]
_Pós Graduado em Filosofia da arte pela UEG.

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Publicado

2020-03-17