Um filme de pernas tortas: Garrincha, alegria do povo

Autores

  • Silvana Seabra Pontifícia Universidade Católica de MG- Brasil
  • Jane de Almeida Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Patricia Gimenez

Palavras-chave:

documentário, filme-ensaio, Garrincha, alegria do povo, montagem

Resumo

Este artigo propõe a releitura do filme Garrincha, alegria do povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, a partir do material imagético diversificado que o compõe. Apontando questões sobre o documentário, o cinema verité e o cinema direto, o artigo discute a montagem do filme a partir de “material impuro”, derivado de arquivos fílmicos e televisivos, fotografias de jornais e material recém-filmado, um procedimento pouco comum na época. A partir de pontos de semelhança com o conceito de “filme-ensaio”, argumenta-se que Garrincha, além de ser um filme singular, é também um exemplo precoce de uma prática recente e inventiva que se utiliza de arquivos para sua composição.

Biografias Autor

Silvana Seabra, Pontifícia Universidade Católica de MG- Brasil

Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da PUCMinas

Jane de Almeida, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora e pesquisadora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, também é profa professora do curso de graduação em Comunicação e Multimeios da PUC/SP.

Patricia Gimenez

Fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Trabalha com video e cinema.

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Publicado

2019-11-29

Edição

Secção

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