Do vídeo-ativismo à Vía Digital: uma nova década do documentário argentino

Marcel Gonnet Wainmayer

Resumo


Entre 2007 e 2015 a produção de documentários na Argentina atingiu o maior volume e diversidade da sua história, com a criação de um edital específico para obras de baixo orçamento em formato digital. Em boa parte, essas medidas foram produto da pressão de grupos e associações de  documentaristas surgidos ao calor da crise de dezembro de 2001, que reclamavam por uma democratização do acesso aos recursos.


Palavras-chave


fomento audiovisual, documentário, baixo orçamento, políticas públicas

Texto Completo:

PDF

Referências


Aguilar, G. et al. (2007). Imágenes de lo real: la representación de lo político en el documental argentino. Buenos Aires: Libraria.

Autran, A. (2004). O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Tese de Doutorado em Multimeios, Campinas: Instituto de Arte da Universidade Estadual de Campinas.

Autran, A. (2013). Sonhos industriais: o cinema dos estúdios na Argentina e no Brasil nos anos 1930. Revista Contracampo: 117-132. Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), Niterói.

Bernardete, J.-C. (1979). Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Braude, D. (2015, Mayo 16). ADN, DOCA y RDI. Haciendo oír las voces del documentalismo. Disponível em: http://recursosculturales.com . Acesso em: 25/05/2016.

Cabral, A. J. C. de B. (2014). Luz, câmera, (concentr)ação!: as políticas públicas e os mercados cinematográficas do Brasil e da Argentina nos anos 1990. Tese de Doutorado em Comunicação e Cultura, Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Campodónico, R. H. (2005). Trincheras de celuloide: Bases para una Historia Político-Económica del Cine Argentino. Madrid: Fundación Autor, Universidad de Alcalá, Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano.

Dodaro, C.; Marino, S. & Rodríguez, M. G. (2007). Argentina: el caso del cine documental militante durante el ciclo de protesta 2001-2004. Ponencia en el V Congreso Europeo de Latinoamericanistas, Bruselas.

Getino, O. & Velleggia, S. (2002). El cine de las historias de la revolución. Aproximaciones a las teorías y prácticas del cine “de intervención política” en América Latina (1967-1977). Buenos Aires: Altamira, Museo del Cine Pablo C. Duckós Hicken.

INCAA. (2007 a 2015). Anuario de la Industria Cinematográfica y Audiovisual Argentina. Buenos Aires: INCAA.

Jaime, G. (2015, Abril). Cáncer de Máquina, apuntes del montaje y algo más. La Izquierda Diario. Disponível em: http://laizquierdadiario.com/Cancer-de-maquina-apuntes-del-montaje-y-algo-mas. Acesso em: 23/06/2016.

Kluge, A. & Negt, O. (2014). History and Obstinacy. New York: Zone Books.

Kluge, A. (2012). Raw Materials for the Imagination. Tara Forrest (ed.), Amsterdam: Amsterdam University Press.

Krieger, C. (2009). Cine y Peronismo: El estado en escena. Buenos Aires: Editorial Siglo XXI.

Krieger, C. (2010). Imágenes políticas, una larga historia. II Congreso Internacional de ASAECA. Disponível em: www.asaeca.org/aactas/kriger_clara.pdf

Krieger, C. (2017). Cinema e Peronismo, documentários estatais e propaganda. Palestra oferecida o 25 de maio de 2017. Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine), Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal

Machado, A. (2007). Kluge e a televisão. In Almeida, J. (org.), Alexander Kluge: O quinto ato. São Paulo: Cosac Naify.

Marrone, I. & Moyano Walker, M. (org.). (2011). Disrupción social y boom documental cinematográfico. Argentina en los años sesenta y noventa. Buenos Aires: Biblos.

Messuti, P. (2014). El impacto de la digitalización en la industria del cine argentino: Políticas de fomento, dinámicas productivas y nuevas ventanas de exhibición. Hipertextos, 2(3). Buenos Aires.

Mestman, M. (2009). La exhibición del cine militante. Teoría y práctica en el Grupo Cine Liberación. In Sel, S. (org.), La comunicación mediatizada: hegemonías, alternatividades, soberanías. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO.

Negt, O. & Kluge, A. (1993). Public Sphere and Experience: Toward an Analysis of the Bourgeois and Proletarian Public Sphere. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Paranaguá, P. A. (ed.). (2003). Cine documental en América Latina. Madrid: Cátedra.

Peña, F. M. & Vallina, C. (2000). El Cine Quema: Raymundo Gleyzer. Buenos Aires: Ediciones de la Flor.

Russo, P. & De La Puente, M. (2004). El compañero que lleva la câmara: Cine militante argentino contemporáneo. Buenos Aires: Tierra del Sur.

Sales Gomes, P. E. (2016). Uma situação colonial?.l Editora Companhia das Letras: São Paulo.

Vinelli, N. & Rodríguez Esperón, C. (2004). Contrainformación: medios alternativos para la acción política. Buenos Aires: Peña Lillo.

Westhelle, V. (2016). Transfiguring Luther: The Planetary Promise of Luther’s Theology. Oregon: Cascade Books.

Filmografia

Cáncer de máquina (2015, 90 min.), de Alejandro Cohen Arazi e José Binetti.

El Ambulante (2009, 84 min.), de Eduardo de la Serna, Lucas Marcheggiano e Adriana Yurcovich.

Elegía de abril (2010, 64 min.), de Gustavo Fontán.

El Rostro de la Dignidad (2001, 60 min.), de Fabián Pierucci, ¿Grupo Alavio.

Hasta donde dea... (2001, 32 min.), de Pablo Navarro Espejo, grupo de cinema Adoquin.

¿Quién mato a Mariano Ferreyra? (2013, 95 min.), de Julián Morcillo e Alejandro Rath, Grupo de Cine Ojo Obrero.

Seré Millones (2013. 103 min.) de Omar Neri, Fernando Krichmar e Mónica Simoncini.

Un Fantasma recorre la Argentina (2001, 41 min.), realização coletiva do Grupo de Cine Ojo Obrero.


Apontadores

  • Não há apontadores.



Este trabalho está licenciado com uma Licença  Licença Creative Commons
 

 
Sites de interesse | Sitios de interés | Sites d'intérêt | Sites of interest: