Martin Scorsese Biopics: visual memory for the future
Palavras-chave:
documentary, subjectivity, visual memory, selfie-biopic, accomplicebiopic, tribute-biopicResumo
O objetivo deste texto é analisar três biopics de Martin Scorsese, questionando se podem funcionar como fonte de memória visual/testemunho para o futuro, mesmo que a subjetividade interfira na montagem de documentários sobre Cinema e Teatro, Literatura e Música. Em relação ao tom e construção dos biopics, os nomeamos como “selfie-biopic”, “accomplice-biopic” e “tribute-biopic”. O corpus principal deste estudo inclui documentários em três mídias: um “cúmplice-biopic” sobre o diretor de cinema e teatro Elia Kazan, Uma carta para Elia (2010); um “selfiebiopic”, Public speaking (2010), sobre o escritor Fran Lebowitz; e uma “biografia de tributo” sobre a música, George Harrison vivendo no mundo material (2011), retratando o guitarrista dos Beatles. O referencial teórico inclui os conceitos de memória subjetiva de Beatriz Sarlo e o estudo de intertextos de Julia Kristeva. Os conceitos de Bill Nichols e Fernão Ramos são relevantes para a definição de documentários modernos, bem como a história do documentário de Deane Williams.
Referências
Arneson, K. (2012). Representation through documentary: a post-modern assessment. Artifacts Journal. Missouri Univ. Avaliable in: https://artifactsjournal.missouri.edu/2012/03/representation-through-documentary-a-post-modern-assessment/
Bakhtin, M. (1984). Problems of Dostoevsky’s Poetics. Minneapolis: Univ of Minnesota Press.
Batty, D. & Johnston, C. (2014). Question and Answer with Mark Zuckerberg social network. Avaliable in: www.theguardian.com/technology/2014/nov/08/mark-zuckerberg-social-network-made-stuff-up-hurtful
Bingham, D. (2010). Whose lives are they anyway?. New Jersey: Rutgers UP.
Bradshaw, P. (2011). Review George Harrison. Avaliable in: http://theguardian.com/film/2011/sep/29/george-harrison-material-world
Brown, T. & Vidal, B. (s/d). Oxford Bibliographies. Avaliable in: www.oxfordbibliographies.com/view/document
Carlick, S. (2012). Martin Scorsese to unveil George Harrison Documentary. Exclaim. New Jersey: Rutgers UP.
Carroll, N. (1996). From real to reel: entangled in non-fiction film. In Theorizing the Movie Image. Cambridge: Cambridge UP.
Child, B. (2013). Nicole Kidman’s Grace Kelly biopic “inaccurate” say Monaco Royals. Avaliable in: http://www.theguardian.com/film/2013/jan/17/nicole-kidman-grace-kelly-biopic-innacurate
Deleuze, G. & Guattari, F. (1995). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. SP: Ed. 34.
Dirks, T. (s/d). Biopics Films. In Filmsite. Avaliable in: www.filmsite.org/biopics.html
Kristeva, J. (1980). Desire in Language: a semiotic approach to Literature and Art. Ed. Leon Roudiez, T. Gora et al. NY: Columbia UP.
Mangan, L. (2011). Cable Girl: Public Speaking. Avaliable in: www.theguardian.com/tv-and-radio/2011/feb/01/public-speaking-fran-lebowitz-scorsese
Matuszewski, B. (1898). Une nouvelle source de l’histoire du cinéma (Création d’un dépôt de cinématographie historique). Paris.
McCarthy, T. (2010). Review A letter to Elia. Avaliable in: www.indiewire.com/2010/09/review-a-letter-to-elia-22801
Miller, T. (1998). Technologies of Truth: Cultural Citizenship and the Popular Media. Ed. by Michael Renov, Faye Ginsburg, and Jane Gaines. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Nichols, B. (2001). Introduction to Documentary. Bloomington & Indianopolis: Indiana UP.
Nichols, B. (1991). Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Indianapolis: Indiana UP.
Nichols, B. (2001) How do documentaries differ from other types of film?. In Introduction to Documentary. Bloomington & Indianopolis: Indiana UP.
Patterson, T. (2010). The new Fran Lebowitz documentary. Free-range performance artist. Avaliable in: www.slate.com/articles/arts/culturebox/2010/11/freerange_performance_artist.html
Penafria, M. (1999). O filme documentário. História, identidade e tecnologia. Lisboa: Edições Cosmos.
Rabinowitz, P. (1994). They must be represented. London: Ed. Verso.
Rascaroli, L. (2012). The self-portrait film: Michelangelo’s last gaze. In The Cinema of me: the self and subjectivity in first person documentary. Ed. Alisa Lebow. NY: Columbia UP.
Ramos, F. P. (2008). Mas afinal... o que é mesmo documentário?. SP: SENAC.
Sarlo, B. (2007). Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. SP: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG.
Scott, L. (2012) Notes on Fran: the ethical camp and mute elegiac of FranLebowitz. In Research Gate GMBh. Berlin. Avaliable in: www.researchgate.net/publication/285701459_Notes_on_Fran_The_Ethical_Camp_and_Mute_Elegiac_of_Fran_Lebowitz
Stora-Sandor, J. (1984). L’humour juif dans la literature: de Job a Woody Allen. Paris: Presses Universitaires de France.
Filmography
A letter to Elia (2010), Martin Scorsese.
Amy (2015), de Asif Kapadia.
George Harrison: living in the material world (2011), de Martin Scorsese.
Grace of Monaco (2014), de Olivier Dahan.
Public Speaking (2010), de Martin Scorsese.
Steve Jobs (2015), de Danny Boyle.
The Social Network (2010), de David Fincher.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.