A estética sonora no documentário Quebradeiras

Raquel Salama Quel, José Francisco Serafim

Resumo


Resumo: O documentário Quebradeiras (2010) trata da rica cultura das mulheres quebradeiras de coco babaçu na região do Bico do Papagaio, norte do Brasil. Este artigo busca investigar a estética sonora de Quebradeiras. Os resultados da análise mostram que o som ambiente é colocado em primeiro plano na banda sonora de tal forma que expressa a cultura das quebradeiras através de suas sonoridades, seus ritmos de trabalho que, nos momentos de maior intensidade, são associados com as expressões musicais locais.

Palavras-chave: documentário; banda sonora; som ambiente; análise fílmica.


Referências


AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. (2009). A análise do filme. Lisboa: Edições Texto&Grafia.

BARBOSA, Viviane de Oliveira. (2013). Mulheres do Babaçu: Gênero, maternalismo e movimentos sociais no Maranhão. Niterói: Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense.

CHION, Michel. (2008). A audiovisão, som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia.

CHION, Michel. (1994). Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press.

COMOLLI, Jean-Louis. (2008). Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG.

DURAND, Gilbert. (1993). A Imaginação Simbólica. Lisboa: Edições 70.

DESHAYS, Daniel. (2006). Pour une écriture du son. Paris, Klincksieck.

FRANCE, Claudine de. (2000). Do filme etnográfico à antropologia fílmica. Campinas, SP: Editora Unicamp.

GASPAR, Lúcia. Coco (dança). Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: . Acesso em 14 de dezembro de 2017.

HEIDER, Karl G. (2006). Ethnographic Film. Austin: University of Texas Press.

HENLEY, P. (2007). Seeing, hearing, feeling: sound and the despotism of the eye in ‘visual’ anthropology. Visual anthropology review, volume 23, n. 1.

MACDOUGALL, David. (1998). Transcultural Cinema. New Jersey: Princeton University Press.

MESQUITA, Cláudia. (2010). A superfície do cotidiano: uma aproximação a Acidente e Uma Encruzilhada Aprazível. In MIGLIORIN, Cezar (org.), Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje. Rio de Janeiro: Beco do Azougue.

MOTTA, Rui Castro. (2013). Bateria em todos os níveis. São Paulo: Irmãos Vitale.

PIAULT, Marc-Henri. (2004). Antropologia e cinema. In: Catálogo II Mostra Internacional do filme etnográfico. Rio de Janeiro: Interior Produções.

SCHAFER, Murray. (1997). A afinação do mundo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.

VEDANA, Viviane. (2011). Diálogos entre a imagem visual e a imagem sonora: a experiência da escritura do sonoro nos documentários etnográficos. Revista Ciberlegenda, 29-42. Niterói.


Apontadores

  • Não há apontadores.



Este trabalho está licenciado com uma Licença  Licença Creative Commons
 

 
Sites de interesse | Sitios de interés | Sites d'intérêt | Sites of interest: