Aspectos etnográficos na obra documental de António Campos
Resumo
O objetivo deste texto é contextualizar a obra documental de António Campos do ponto de vista de sua relação com a etnografia, observa-se, após análise dos documentários do realizador, aspectos que os aproximam do cinema etnográfico. Buscou-se como obra exemplar desta proposta a análise do documentário A almadraba atuneira realizado em 1961, que apresenta as diversas etapas da pesca do atum em uma ilha no sul de Portugal.
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFReferências
Costa, C. A. (2012). Camponeses do Cinema: a Representação da Cultura Popular no Cinema Português entre 1960 e 1970. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.
Francisco, R. (s/d). António Campos- Lugares Perdidos, Vanguardas Estéticas no Cinema, Viseu: Cine Clube de Viseu. (https://docplayer.com.br/67033403-Antonio-campos-lugares-perdidos.html, acesso em 10 de agosto de 2022).
Madeira, M.J. (org.) (2000) António Campos. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.
Odin, R. (2000). De la Fiction. Bruxelles: De Boeck Université.
Penafria, M. (2006). O Documentarismo do Cinema. Uma reflexão sobre o filme Documentário. Covilhã: Tese de Doutorado, Universidade da Beira Interior.
Penafria, M. (2009). O Paradigma do Documentário. António Campos, Cineasta. Covilhã: Livros LABCOM.
Vitorino, F. (2022). Cinemateca edita DVD com filmes de António Campos, um cinema sem rugas. 7 Margens (https://setemargens.com/cinemateca-edita-dvd-de-antonio-campos-um-cinema-sem-rugas/, acesso em 14 de agosto de 2022).
Apontadores
- Não há apontadores.

LabCom - Comunicação e Artes • Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal) • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil)