Políticas Editoriais

Âmbito

Doc On-line. Revista Digital de Cinema Documentário:

- tem como objectivo divulgar investigações no âmbito do documentário, com especial ênfase nas abordagens de carácter multidisciplinar;

- resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil), encontrando-se sediada no servidor do Centro de Investigação Labcom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades (UBI);

possui uma periodicidade semestral, em março e setembro;

- publica artigos em português, castelhano, inglês e francês e os resumos de todos os artigos são publicados nas quatro línguas: português; castelhano; inglês e francês (a tradução e/ou revisão fica a cargo da revista DOC On-line).

- é uma revista de acesso aberto, ou seja, todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, para todos os usuários. Os mesmos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou fazer um link para o texto completo dos artigos desta revista sem pedir permissão prévia aos editores ou aos autores, seguindo as indicações de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).

O copyright pertence à Doc On-line. Revista Digital de Cinema Documentário. DOI: 10.20287/doc

 

Políticas de Secção

DOSSIER TEMÁTICO | Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique

Pretendem-se artigos inéditos e não publicados.  

Os artigos que estejam de acordo com a temática da chamada de artigos são publicados na secção "Dossier temático". 

Os artigos submetidos ao "Dossier temático" estão sujeitos a prazos (v. chamada de artigos).

Esta secção tem como prioridade artigos de doutores e doutorandos podendo incluir artigos escritos a convite dos Editores.

No caso de artigos em co-autoria, para fins de publicação, os Editores poderão alterar a ordem do nome dos autores.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

ARTIGOS | Artículos | Articles | Articles

Pretendem-se artigos inéditos e não publicados. 

Os artigos serão de temática livre existindo um fluxo contínuo de submissão.

Nesta secção será dada prioridade a artigos de doutores e doutorandos. No caso de artigos em co-autoria, para fins de publicação, os Editores poderão alterar a ordem do nome dos autores.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

LEITURAS | Lecturas | Readings | Comptes rendues

Pretendem-se artigos inéditos e não publicados. 

Esta secção pretende divulgar recensões críticas a livros que tenham como tema, no seu todo ou em parte, o documentário. Para além da recensão, deverão ser enviados os seguintes dados sobre o livro: autor, título do livro, cidade, editora, ano e ISBN. 


Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

ANÁLISE E CRÍTICA DE FILMES | Análisis y crítica de películas | Analysis and film review | Analyse et critique de films

Pretendem-se artigos inéditos e não publicados. 

Os textos deverão centrar-se na análise (descrição) e crítica (juízos de valor) de um ou mais filmes. A respeito dos filmes sujeitos a análise e/ou crítica, deverão ser enviados os seguintes dados: título do filme, realizador, país, ano e ficha técnica.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

ENTREVISTA | Entrevista | Interview | Entretien

Aceitam-se entrevistas inéditas a individualidades cuja actividade principal esteja, no seu todo ou em parte, ligada ao documentário.

Para além da entrevista em si, deverão ser enviados os seguintes dados: data e local da entrevista. 

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

DISSERTAÇÕES E TESES | Disertaciones y tesis | Theses | Thèses

Pretende-se o envio de resumos de Dissertações e Teses concluídas e defendidas em provas públicas que tenham como tema, no seu todo ou em parte, o documentário.

Deverão ser enviados os seguintes dados: nome do autor, título da Dissertação ou Tese, instituição, nome do programa de estudos, orientador, ano, palavras-chave e o respectivo resumo.

Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

Os artigos submetidos são lidos, em primeiro lugar, pelos Editores da DOC On-line que decidem da sua admissão à linha editorial da revista. 

Os artigos das secções "Dossier temático" e "Artigos" são avaliados por um membro do Conselho Editorial da DOC On-line de uma instituição  e de área geográfica distinta do autor. Estas duas secções seguem o procedimento double blind peer review (autores e revisores não têm acesso aos respetivos nomes).

As secções "Análise e crítica de filmes", "Leituras", "Entrevista" e "Teses e Dissertações" são apenas avaliadas pelos Editores. Estas secções seguem o procedimento simples de peer review  (revisão por pares).

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A DOC On-line segue as recomendações de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).

 

Normas Éticas

Ao submeter um artigo, os autores: 

1) confirmam que possuem os direitos autorais e que o conteúdo é original e não foi publicado anteriormente e que concordam com os termos de licenciamento;

2) são responsáveis por verificar a inexistência de plágio, incluindo o auto-plágio, a não publicação anterior, e pela obtenção dos direitos das imagens incluídas nos seus trabalhos;

3) concordam com as normas de ética, agindo de acordo com o COPE’s – Committee on Publication Ethics – Best Practice Guidelines, nomeadamente as International Standard Guidelines, para autores;

Os revisores da DOC On-line submetem-se ao sigilo profissional a respeito dos artigos avaliados.

Os editores não fornecem aos revisores acesso ao nome dos autores. De igual modo, os editores não informam os autores dos revisores que procederam à avaliação dos seus trabalhos.

Todas as partes envolvidas na DOC On-line: editores, autores e revisores acordam em agir de acordo com normas éticas, seguindo o COPE – Committee on Publication Ethics – Best Practice Guidelines.